O mundo do futebol português está de luto pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto, aos 87 anos. Pinto da Costa era uma das figuras mais emblemáticas e influentes do desporto nacional, tendo liderado o clube do Norte durante mais de quatro décadas.
Diagnosticado com um problema oncológico há algum tempo, Pinto da Costa faleceu este sábado, deixando para trás um legado indelével no futebol português.
Presidente histórico do FC Porto
Rendido por André Villas-Boas nas últimas eleições portistas, o dirigente azul e branco colecionou impressionantes 69 títulos pela equipa sénior masculina durante a sua longa presidência, incluindo 23 campeonatos nacionais, 16 Taças de Portugal, 22 Supertaças Cândido de Oliveira, uma Taça da Liga, duas Taças Intercontinentais, duas Ligas dos Campeões, duas Ligas Europas e uma Supertaça Europeia.
«O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, lamentou a perda de Pinto da Costa, destacando o seu «legado inestimável» e «personalidade inimitável» no panorama desportivo português. Gomes afirmou que partilhou «muitas alegrias, ambições e conquistas» com o ex-presidente do FC Porto ao longo dos anos.
Homenagem de todos os clubes
Já o treinador do Benfica, Bruno Lage, também reagiu à morte de Pinto da Costa, afirmando que «foram muitos anos no futebol, com muitos títulos». Apesar da rivalidade entre os dois clubes, Lage reconheceu a importância e o legado do antigo dirigente portista.
A Federação Portuguesa de Futebol anunciou que todos os jogos das suas competições, entre domingo e terça-feira, terão um minuto de silêncio em memória de Jorge Nuno Pinto da Costa, uma das maiores figuras do futebol nacional.