FC Porto lança novo cartão de sócio com entrada gradual

  1. O FC Porto conta atualmente com 131.037 sócios
  2. Apenas 17% dos atletas do FC Porto são do sexo feminino
  3. 47% dos quadros do grupo FC Porto são mulheres
  4. Houve recorde de mais de 30 mil espetadores na apresentação da equipa feminina do FC Porto

Lançamento do novo cartão de sócio


O FC Porto irá lançar oficialmente o seu novo cartão de sócio esta quinta-feira, 12 de setembro, em cerimónia realizada no camarote presidencial do Estádio do Dragão, às 12 horas. De acordo com informações recolhidas pelo jornal A BOLA, o evento contará com a presença de alguns dos associados mais antigos do clube, os chamados sócios "diamante" com 75 anos de filiação, bem como de novos sócios que se inscreveram recentemente.


Segundo dados do Portal da Transparência, o FC Porto conta atualmente com 131.037 sócios. O novo cartão, que já ostenta a assinatura do presidente André Villas-Boas, será de distribuição universal e não terá quaisquer encargos adicionais para os associados. Os sócios mais antigos serão os primeiros a receber o novo documento de identificação, que lhes será enviado pelos CTT, seguindo-se depois os restantes associados por ordem de antiguidade.

Novo cartão facilitará contacto com sócios


O novo cartão de sócio visa facilitar o contacto e a interação entre o clube e os seus associados, através de uma plataforma digital que permitirá a realização de diversas operações que até agora apenas estavam disponíveis fisicamente na Loja do Associado. «A implementação do novo cartão, integralmente desenvolvida e coordenada pelos serviços do Clube, representa uma operação logística sem precedentes na história do FC Porto», refere o clube no seu site oficial.


Numa comunicação divulgada esta quarta-feira, o FC Porto explicou que a entrada em vigor do novo cartão de sócio ocorrerá de forma gradual e faseada durante um período de transição, de modo a minimizar os constrangimentos naturais associados a um processo desta natureza. Numa primeira fase, serão distribuídos os cartões aos sócios "diamante" (75 anos), "ouro" (50 anos) e "prata" (25 anos), seguindo-se depois a distribuição aos restantes associados filiados há menos de 25 anos.

Villas-Boas deseja ver mulher na presidência


Paralelamente ao lançamento do novo cartão de sócio, o presidente do FC Porto, André Villas-Boas, destacou-se esta quarta-feira no Fórum de Liderança Feminina da Aliança Global para a Integridade no Desporto (SIGA), realizado no Estádio do Dragão.


Num discurso marcado pela promoção da igualdade de género e da liderança feminina no desporto, Villas-Boas expressou o desejo de ver, num futuro próximo, uma mulher a liderar o emblema azul e branco. «Que daqui a uns anos, na cadeira de sonho que ocupo, se sente uma mulher portista, e eleve o FC Porto ao estatuto de clube dos clubes», afirmou o presidente portista.

Compromisso com a igualdade de género


Villas-Boas sublinhou o compromisso do FC Porto em participar ativamente na promoção da igualdade de género, apresentando dados concretos sobre a situação interna do clube. Reconhecendo que apenas 17% dos atletas do FC Porto são do sexo feminino, o líder dos dragões destacou o esforço contínuo para reverter esta realidade, com a aposta nos escalões de formação e a implementação de novas modalidades que incentivem as atletas.


«Existe um défice que estamos empenhados em mudar. Para isso, temos de apostar nos escalões de formação das modalidades que já fazem parte do clube, assim como implementar novas modalidades que incentivem as atletas, sempre com o compromisso de uma maior equidade entre géneros. Esse esforço já trouxe resultados nesta temporada, com a criação de novos escalões femininos e a integração de 60 novas atletas, que trouxeram um entusiasmo contagiante», afirmou Villas-Boas, referindo-se ao recorde de mais de 30 mil espetadores na apresentação da equipa feminina do FC Porto no Dragão na semana passada.

Presença feminina nos quadros do FC Porto


O presidente portista destacou ainda que os quadros do grupo FC Porto caminham para a paridade, com 47% a serem mulheres, e que a política de recrutamento e o tratamento são iguais e indiferenciados entre géneros. No Conselho Superior do FC Porto, já existe paridade entre homens e mulheres.


«O compromisso do FC Porto é estar aqui para participar na reflexão, partilhar o seu exemplo e, sobretudo, aprender para melhorar nas áreas onde já intervimos. Temos um grande sentido de responsabilidade e dever», afirmou Villas-Boas, reforçando o objetivo de atrair mais adeptas para se tornarem sócias, de modo a aproximar o número de associadas do número de sócios masculinos.

Aves SAD responde com raça e iguala o Arouca

  1. O Aves SAD não foi agressivo e competitivo na primeira parte
  2. Arouca controlou o jogo na primeira parte
  3. Aves SAD ajustou a pressão e ficou mais determinado na segunda parte
  4. Aves SAD criou muitas oportunidades na segunda parte mas não conseguiu a vitória