O FC Porto atravessa um período turbulento, com graves problemas financeiros que têm sido alvo de atenção pública. Neste contexto, uma figura histórica do clube, Vítor Baía, tem-se destacado por fazer exigências de pagamento de dívidas.
Baía nega dívidas e exige pagamento
Em comunicado enviado às redações, Baía negou ter deixado dívidas ao FC Porto relacionadas com o uso de cartões bancários da antiga administração. O ex-vice-presidente e administrador da SAD do clube afirmou: "Nunca Jorge Nuno Pinto da Costa assumiu qualquer dívida minha ou fez qualquer encontro de contas". Baía garantiu ainda que não existem "quaisquer problemas fiscais, muito menos 'vários'".
No entanto, o antigo guarda-redes avisou que tem verbas a receber por parte do FC Porto e ameaçou recorrer à via judicial para que as mesmas sejam saldadas. "Permanece em dívida e terá que me ser paga até ao final do corrente mês de junho, caso contrário será judicialmente cobrada", avisou Vítor Baía.
Críticas à posição de Baía
Esta posição de Baía tem gerado críticas, nomeadamente de André Pinotes Batista, deputado na Assembleia da República e conhecido sportinguista. Em declarações na CMTV, Pinotes Batista questionou: "No momento em que o FC Porto está em cacos, aquilo que Vítor Baía se lembra é de cobrar prémios? Aquilo que Vítor Baía tem a dizer é que vai agir em Tribunal?"
Pinotes Batista lembrou ainda que, de acordo com algumas notícias, "André Villas-Boas tem menos dinheiro em caixa do que a maior parte das pessoas tem na conta, ou nos cartões de crédito, ou em coisas que estão a ser questionadas na justiça que andou à volta do FC Porto". O deputado sportinguista referiu ainda que "No FC Porto durante este tempo andaram todos no 'faz-te ao bife'".
Futuro incerto para o FC Porto
De facto, o FC Porto enfrenta uma grave crise financeira neste momento. O emblema da cidade Invicta vive com problemas financeiros e o treinador André Villas-Boas tem várias questões para resolver com brevidade. Alguns defendem mesmo que "vai acontecer ao FC Porto o que aconteceu ao Sporting de Varandas".
Vítor Baía, por sua vez, lamentou a situação em que viu o seu nome envolvido, afirmando que "pauto a minha vida por um conjunto de valores e princípios que não são compatíveis com tão rasteira atuação". O antigo guarda-redes garantiu que nunca Pinto da Costa assumiu qualquer dívida sua.
O futuro do FC Porto permanece incerto, com a crise financeira a ameaçar o clube. Enquanto isso, Vítor Baía exige que o seu antigo clube lhe pague as dívidas que alega ter pendentes, adicionando mais um capítulo à turbulenta situação que o emblema da cidade Invicta atravessa.