A possível chegada de Sudakov ao Benfica tem gerado grande expectativa, e quem o conhece bem não poupa nos elogios. Fernando Valente, que o treinou nas camadas jovens do Shakhtar, e Stepanenko, seu colega de equipa, destacam as qualidades do jogador ucraniano e o que ele pode trazer ao clube da Luz.
As palavras dos seus antigos treinador e colega pintam o quadro de um jogador talentoso, trabalhador e com grande potencial para brilhar no futebol português e europeu. Resta agora esperar para ver se a transferência se concretiza e se Sudakov corresponde às expectativas depositadas nele.
Fernando Valente: “Pode dar o que tem faltado à equipa”
Fernando Valente acompanhou de perto o início da carreira de Sudakov, um período conturbado pela guerra. “É um prémio a um jovem que se conseguiu focar num período conturbado, protegeu a família e, agora, terá em Lisboa outras condições para evoluir”, afirma Valente, congratulando-se com a transferência. O treinador português acredita que o Benfica pode beneficiar muito do talento de Sudakov: “Pode não ficar por aqui e o Benfica retirar muitos dividendos”.
Valente antecipa o que Sudakov pode trazer à equipa: “Pode dar o que tem faltado à equipa, alguém mais criativo no último terço. Tem uma relação fortíssima com a bola, liga o jogo em espaço curto, conta com meia distância, define muito bem o último momento, seja numa finalização ou num passe”. Para Valente, a melhor utilização de Sudakov seria “atrás do ponta-de-lança ou como um 10, desde que a bola chegue a esse espaço. O Benfica deve criar contextos para que ele receba a bola, sem ter de baixar tanto para a receber”.
Stepanenko: “Está cheio de qualidades e gosta de trabalhar”
Stepanenko, que partilhou o balneário com Sudakov no Shakhtar, também tece elogios ao jogador. “Está cheio de qualidades e gosta de trabalhar e também sabe impressionar. Vai procurar atingir ainda um nível mais alto com a oportunidade de atuar pelo Benfica, jogar a Liga Portuguesa e a Champions. Pode crescer e alcançar grandes resultados”, avisa Stepanenko.
O antigo colega de equipa destaca a mentalidade e capacidade de adaptação de Sudakov: “Tem uma grande atitude perante o treino, o jogo e sabe impor as suas qualidades e condições. Vai-se adaptar e respeitar as exigências do Benfica”. Stepanenko elogia ainda o raciocínio de jogo do médio: “É muito bom o seu raciocínio de jogo, no que constrói, na forma como recebe de costas e devolve. Forte nas transições, pode ajudar a criar superioridade na segunda fase de construção. Taticamente é muito bom, acho que cresceu imenso com [o treinador] De Zerbi, tal como Mudryk. Conhece o futebol moderno e as suas obrigações e, por isso, será um excelente reforço”.
O Futuro de Sudakov no Benfica
Stepanenko vê o Benfica como uma rampa de lançamento para Sudakov: “Vejo o Benfica como um grande passo, ganhará outros objetivos e outros desejos. Ainda poderá ser vendido a um clube maior. Tem tudo para correr bem”. O médio ucraniano descreve ainda as características de Sudakov: “Contem com as qualidades de um 8, mas também de um 10. É muito bom a armar o jogo e a driblar em lances de um para um, sabe também mover a bola para outras zonas do campo. Tem bom remate e bom passe”.
Adaptação e Paciência
O antigo capitão do Shakhtar, que apoiou Sudakov nos tempos difíceis da guerra, acredita que o jogador precisa de tempo para se adaptar: “Pressinto que vai encaixar muito bem, diz-me a minha experiência com Paulo Fonseca e Luís Castro, será uma boa liga para o ajudar a melhorar algumas coisas. Devem ser pacientes com ele, porque vai adaptar-se a uma nova língua e cultura e conhecer o país. Só precisa de algum tempo, porque é trabalhador e tem grande personalidade e caráter. Ele é tímido, não fala muito, mas tem a mente certa para jogar futebol”.