Tomás Esteves, lateral do Pisa, admitiu em declarações à Rádio Renascença que cometeu um erro ao rumar ao Reading em 2020, onde jogou por empréstimo do FC Porto. «Acho que errei um pouco a ir para o Reading, mas aprendi muito como jogador e pessoa. Era a altura da covid-19, estive a maior parte do tempo só com um amigo meu que veio para me ajudar, mas não vi a minha família durante muito tempo», considerou.
O jovem, que venceu a Youth League com os dragões em 2019, explicou que a opção de ficar no FC Porto B não lhe agradava. «Não era um contexto em que me sentisse motivado. É uma expressão feia, mas não tinha motivação dentro de mim. Precipitei-me, havia indecisão em relação a para onde é que eu ia. Estava um bocado ansioso. O Reading apareceu e disse que sim sem pensar muito.»
Depois de regressar ao FC Porto, Tomás tinha a expectativa de ingressar na equipa principal, mas o irmão, Gonçalo, saiu da formação dos dragões diretamente para a equipa principal do Sporting, a custo zero. Tomás admite que esse facto pode ter complicado a sua vida no Olival. «Talvez sim [tenha afetado]. Se ele não tivesse saído, se calhar ter-me-iam deixado ir para alguns clubes que eu queria. Mas ele saiu e fiquei contente por ele. Era a melhor oportunidade para ele nessa altura.»