A terceira eliminatória da Taça de Portugal ficou marcada por um feito histórico protagonizado pelo Lusitano de Évora. A equipa do Campeonato de Portugal, quarto escalão do futebol nacional, eliminou o Estoril, clube da Liga Bwin, nos penáltis após um empate a zero no tempo regulamentar e prolongamento.
Foi um feito histórico para a equipa alentejana, com ainda mais motivos para sorrir porque foi a primeira vez que eliminou uma equipa da primeira divisão não estando nela, referiu a crónica. O Lusitano, que já esteve 14 vezes no principal escalão do futebol português, mas cuja última participação remonta à época 1965/66, levou à loucura quem estava no mítico Campo Estrela, pois a larguíssima maioria não viveu os tempos de glória do centenário emblema eborense.
Outras equipas do Campeonato de Portugal também em destaque
Além do Lusitano, outras seis equipas do Campeonato de Portugal também estão ainda em prova na Taça de Portugal, entre elas os históricos Elvas e Tirsense. O Elvas, inclusive, também protagonizou um feito notável ao eliminar o Torreense, da Liga 2, no prolongamento.
Varzim e outras surpresas na Taça
Outro velho conhecido do futebol português a destacar-se na Taça foi o Varzim, agora na Liga 3. A equipa poveira eliminou o Boavista, da Liga Bwin, num jogo em que Moshood marcou o único golo. Os varzinistas conseguiram este feito pela sétima ocasião na sua história. Isto excluindo, naturalmente, as muitas temporadas (21) em que estiveram entre os grandes do nosso futebol, destacou a crónica.
Já na Liga Bwin, o Nacional, da Madeira, foi eliminado pelo UD Leiria, da Liga 2, enquanto o Rio Ave e o Estrela da Amadora tiveram de recorrer ao prolongamento para afastar o Atlético e o Anadia, respetivamente.
Nos jogos dos "grandes", o FC Porto venceu o Sintrense por 3-0, o Benfica bateu o Pevidém por 2-0 e o Sporting superou o Alverca por 2-1.
Portanto, um bravo para o Lusitano, concluiu a crónica, realçando o feito histórico da equipa alentejana.