João Diogo Manteigas fez um apelo direto a Luís Filipe Vieira através das redes sociais, expressando a sua disposição para debater sobre o futuro do clube. “Caro Luís Filipe Vieira, preparado e a aguardar ansiosamente por um debate para lhe provar que não há democracia a mais no Sport Lisboa e Benfica,” disse Manteigas. Ele argumenta que o Benfica “não vai voltar ao passado” e que “só tem de olhar para o futuro”. O candidato enfatizou a necessidade de uma mudança dentro do clube, afirmando que está “pronto para debater com todos, sem exceção, pois só assim o Benfica vencerá”.
Esse apelo acontece num momento crítico, com Luís Filipe Vieira a confirmar a sua candidatura às eleições de outubro, juntando-se a outros candidatos como Rui Costa, Cristóvão Carvalho, Martim Mayer e João Noronha Lopes. Durante uma recente entrevista à TVI, Vieira, com uma longa história à frente do Benfica, promete não se deixar intimidar pela concorrência, tendo em vista voltar a ser presidente após as questões judiciais que o envolveram. “Irei a votos para demonstrar que posso trazer o clube de volta aos trilhos”.
Oposição e Apoios no Debate Eleitoral
Por seu lado, João Noronha Lopes, outro candidato, também recebeu apoio significativo de Domingos Amaral, que sublinhou as deficiências que o clube enfrentou nos últimos anos. “Quem pode estar feliz com um Benfica que, em oito anos, apenas ganha dois campeonatos nacionais? Quem pode estar satisfeito com um clube que parece sempre à deriva?” questionou Amaral, ao mesmo tempo que referia as qualidades de Lopes como gestor. “João Noronha Lopes é, de todos os que se apresentam para disputar as eleições, aquele que reúne mais qualidades como gestor, aliando-as a uma seriedade inatacável.”
Esse contexto de candidaturas e debates traz à tona o que Tito Arantes Fontes, antigo presidente do Grupo Stromp, descreveu como “mediocridade” no Benfica. Num artigo de opinião, Arantes Fontes não hesitou em criticar os rivais, apontando o desempenho recente do Benfica e referindo a vitória que conseguiram através de um “penálti salvador caído do céu” contra o Estrela da Amadora.
Cenário de Críticas e Frustração
Arantes Fontes expressou a sua frustração, afirmando: “Corolário desta vitória é já a liderança do campeonato, fundada nas duas vitórias já alcançadas... com uma triste e paupérrima exibição na Amadora.” O crítico não se poupou em criticar a narrativa que se tem formado em torno do Benfica, referindo que é triste ver o clube polarizado entre candidaturas que atacam outros clubes. “Curioso, neste quadro, apareça quem opine que o Sporting 'vai ser seguramente um adversário de top' para os nossos indicados rivais.”
Um Futuro Incerto e Polarizado
Concluindo, o futuro do clube parece incerto e polarizado, com figuras notáveis a levarem a luta para as redes sociais e a plataforma pública. O apelo à mudança é evidente, enquanto candidatos tentam apresentar visões diferentes para o Benfica, numa jornada que se promete intensa até as eleições de 25 de outubro. Como disse João Noronha Lopes: “É mais uma prova de que esta caminhada conta com todos os sócios.”