Após a vitória por 1-0 frente ao Nacional, em encontro da quinta jornada da Liga, o treinador do FC Porto, Francesco Farioli, abordou a grave lesão do defesa argentino Nehuén Pérez na sala de imprensa. A preocupação centra-se numa possível lesão no tendão de Aquiles, que poderá afastar o jogador durante longo período.
O FC Porto confirmou oficialmente a suspeita de lesão, com o defesa a ter de ser substituído apenas três minutos após entrar em campo contra o Nacional. O clube anunciou que Pérez será submetido a exames para aferir a gravidade da lesão, que poderá implicar um afastamento prolongado, possivelmente até ao final da época.
Preocupações com a lesão de Pérez
Farioli revelou que “não parece bom, é um problema no Aquiles, parece que vai ser uma lesão longa. Vamos ver nos próximos dias, mas não parece bom. Estamos com ele, ele está positivo e vai voltar mais forte. É um rapaz com mentalidade incrível, estava com um sorriso no balneário, feliz pelo resultado e ele vai ajudar-nos, definitivamente, de uma forma diferente.”
O treinador destacou ainda as dificuldades da equipa num momento de muitas lesões: “Sabemos que com o calendário que os rapazes têm, infelizmente não é só no FC Porto, é uma epidemia no futebol profissional. Temos tido pouca sorte neste período. Tínhamos quatro jogadores de fora, agora uma lesão no Aquiles. Quando uma lesão aparece, vamos puxar pelos outros e é por isso que é importante ter profundidade na equipa e agora estamos a ver com o presidente e com o clube se podemos fazer alguma coisa para ajudar a equipa para o próximo período.”
Adaptação e desempenho da equipa
Um ponto positivo realçado por Farioli foi a capacidade de adaptação da equipa em campo, nomeadamente do jogador Pablo. O técnico afirmou: “Esta adaptabilidade é uma chave, a capacidade de mudar num momento para o outro a posição. O Pablo entrou como 8 em Alvalade, hoje jogou a lateral, depois a 6 e voltou a seguir para lateral. Já tinha jogado comigo no Nice a central, é inteligente, tem mentalidade de topo e vai ajudar-nos.”
Farioli sublinhou ainda a rápida integração de Pablo no plantel: “Para ele não foi fácil, viajou de volta com o Bednarek na segunda-feira, na terça-feira teve o primeiro treino connosco e entrou direto no onze inicial. E, a um central, estamos a pedir muitas coisas. Por isso, a próxima semana vai ser importante para obter mais sincronização e automatismos no que fazemos. Para ser o primeiro jogo, foi um jogo positivo e é um jogador que vai trazer qualidade e experiência para toda a competição que vamos jogar.”
Perspetivas e gestão da equipa
Farioli e o FC Porto encontram-se agora numa fase de avaliação e planeamento para lidar com o desafio das lesões. A profundidade do plantel e a polivalência dos jogadores são vistas como essenciais para atravessar este período complicado.
A administração do clube está atenta às necessidades e procura soluções para fortalecer o plantel. A prioridade é garantir que a equipa continue competitiva e preparada para os desafios da Liga e outras competições, mesmo perante adversidades como a gravidade da lesão de Nehuén Pérez.