Na recente conferência de imprensa após a derrota do Nacional por 1-0 frente ao FC Porto, o treinador Tiago Margarido fez uma análise crítica ao desempenho da sua equipa.
“Penso que fomos a equipa que até ao momento conseguimos dividir melhor o jogo com o FC Porto, talvez a par do Sporting. Criámos esse desconforto, principalmente na primeira fase de construção, na qual são fortíssimos e toda a gente tem elogiado esse momento do FC Porto. Tivemos capacidade, principalmente na segunda parte, de pressionar alto. Fomos briosos no que fizemos, conseguimos criar incerteza no resultado até ao fim do jogo e penso que isso dignificou o nosso símbolo, o espetáculo e a nossa Liga em Portugal”
, afirmou Margarido.
Análise Tática de Tiago Margarido
Margarido também abordou as dúvidas sobre a abordagem tática de sua equipa: “Na antevisão, recebi uma série de perguntas sobre se íamos colocar o autocarro no Dragão e provámos que não tivemos necessidade de fazê-lo. Se tivéssemos, era a espaços, mas por génese, não seria o nosso princípio. Penso que os jogadores foram inteligentes a aperceber isso, os timings para saltar. Na segunda parte fomos mais ambiciosos, saltámos com um médio ao segundo central do FC Porto e o FC Porto teve dificuldades. A equipa foi competente e provámos que estamos no bom caminho”
.
Preparação do Estrela da Amadora
Enquanto isso, José Faria, o treinador do Estrela da Amadora, preparou a sua equipa para o desafio contra o Vitória de Guimarães, esperando um jogo intenso. “Espero um jogo algo nervoso no ponto de vista da mentalidade e identidade das equipas. Sabemos que o Vitória é um clube muito aguerrido, quem lá joga tem de jogar com uma mentalidade diferente e é o que eu também tento incutir aqui no Estrela da Amadora”
, disse Faria.
O treinador destacou a importância de uma boa defesa: “Para nós é muito importante defender bem porque estamos sempre mais perto de somar um ou três pontos. (...) Num campeonato competitivo como é a Liga, é importante não sofrermos. Acho que tem a ver também com a qualidade e empenho dos jogadores e acho que nesse capítulo estamos satisfeitos”
.
Impacto da Pausa no Campeonato
Faria também aludiu à pausa no campeonato e como ela impactou a equipa: “A pausa foi boa, acho que vínhamos num ciclo positivo. Tínhamos tido uma saída complicada, um campo difícil, somado pontos. Acho que só depois do jogo é que vamos perceber se efetivamente a paragem teve algum impacto no que foi o rendimento da nossa equipa. É bom porque não temos muito tempo para grandes paragens e aproveitámos, no fim de semana, para que os jogadores pudessem estar dois, três dias com as famílias”
.
Perspetivas para a Próxima Jornada
Tanto o Nacional como o Estrela da Amadora estão a trabalhar arduamente para elevar o nível das suas performances, com os treinadores a colocar em prática ensinamentos valiosos para lidar com os desafios da liga portuguesa. Com a próxima jornada à vista, todos os olhos estarão centrados na capacidade das equipas em superar expectativas e somar pontos fundamentais.