O mundo do futebol português está de luto. Joaquim Oliveira, figura incontornável do desporto e dos media em Portugal e fundador da Sport TV, faleceu aos 78 anos. Paralelamente, o Benfica chora a perda de Fernando Cruz, antigo jogador e bicampeão europeu pelas águias, que nos deixou aos 85 anos.
Ambas as figuras deixaram um legado importante no desporto nacional, cada um à sua maneira, e as suas contribuições serão sempre recordadas com gratidão e admiração.
Joaquim Oliveira: O Visionário da Sport TV
A Sport TV expressou o seu profundo pesar pelo falecimento de Joaquim Oliveira, destacando que a criação do canal em 1998 “materializou a visão estratégica” do empresário, que ambicionava “dotar o desporto nacional de uma plataforma profissional, dedicada e moderna” para valorizar “os protagonistas, os espetáculos e os adeptos”.
A Sport TV assinalou a sua liderança como “um marco histórico”, considerando que Oliveira ajudou a democratizar o acesso ao desporto e a valorizá-lo como “ativo cultural e económico do país”, com um papel notável no “crescimento, profissionalização e projeção internacional do futebol português”.
Pedro Proença Lamenta a Perda
Pedro Proença, presidente da FPF, lamentou o óbito de Joaquim Oliveira, considerando-o “uma figura importantíssima na promoção e desenvolvimento do futebol português, que fica inegavelmente mais pobre com a sua partida”. Oliveira notabilizou-se em negócios “na área dos direitos televisivos, publicidade e marketing no desporto, especialmente no futebol, onde foi pioneiro em vários setores”, segundo a FPF.
Joaquim Oliveira era, até à data do seu falecimento, presidente do Conselho de Administração da Olivedesportos e da Sport TV, canais que fundou e liderou.
Fernando Cruz: Glória do Benfica e dos Magriços
O Benfica encontra-se também em luto pela morte de Fernando Cruz, antigo jogador que foi bicampeão europeu pelas águias. O Sport Lisboa e Benfica lamentou “profundamente o desaparecimento de um dos mais lendários jogadores da história do Clube” e endereçou à família de Cruz as suas “mais sentidas condolências”.
Fernando Cruz esteve 11 temporadas no Benfica e fez parte das duas equipas que venceram as Taças dos Clubes Campeões Europeus. Vítima de doença prolongada, faleceu aos 85 anos, poucos dias após celebrar o seu aniversário.
Além de integrar a equipa dos “magriços” que levou Portugal a um terceiro lugar no Mundial de Inglaterra em 1966, o lateral-esquerdo conquistou oito Campeonatos nacionais, três Taças de Portugal e quatro Taças de Honra durante 445 jogos pelo Benfica, tendo apontado um golo. Nas duas vitórias do Benfica na Taça dos Clubes Campeões Europeus, Fernando Cruz foi um dos jogadores mais utilizados.