O Sport Lisboa e Benfica, um dos grandes clubes do futebol português, rejeitou categoricamente as acusações feitas num recente estudo sobre a sustentabilidade financeira dos clubes europeus. Em comunicado oficial, o clube da Luz assegurou que as alegações são "totalmente falsas" e que não enfrenta qualquer risco económico ou de sanções por parte da UEFA.
«Totalmente falso» que o Benfica esteja em risco de sanções da UEFA
Segundo o comunicado do Benfica, é «totalmente falso» que o clube esteja em risco de ser sancionado pela UEFA por questões de sustentabilidade financeira. O clube garante que nunca recebeu qualquer alerta ou multa da entidade europeia sobre este tema e que, ao contrário de outros clubes, nem sequer é mencionado no último relatório da UEFA.
«O Benfica considera ainda 'totalmente falso que o Benfica esteja em qualquer risco económico', acusando o estudo de entrar em 'cenários futuros de quebra de receitas e de descalabro desportivo' que 'só quem assume este estudo pode admitir' e de não prever 'qualquer adaptação de custos como seria expectável'», pode ler-se no comunicado do clube.
Intermediação de transferências abaixo da média do mercado
Relativamente à intermediação nas transferências, o Benfica afirma que «é totalmente falso que a intermediação represente um fator significativo» e que, nos últimos quatro anos, o valor médio ficou sempre abaixo dos 10% - a referência indicativa de mercado.
Além disso, o clube destaca que «todos os estudos internacionais apontam o Benfica como um dos clubes que mais lucram com o mercado de transferências», sendo o quarto melhor saldo positivo da Europa, de acordo com o último estudo do Observatório do Futebol (CIES).