De acordo com o jornal alemão «Leipziger Volkszeitung», o conjunto treinado por Marco Rose procura uma alternativa para o lateral-esquerdo titular David Raum, e Benny Beste é visto como uma opção que dá garantias na realidade alemã, depois de ter apontado oito golos e 13 assistências ao serviço do Heidenheim, na temporada passada.
As lesões de Castelo Lukeba, central canhoto que pode jogar a lateral, e de Benjamin Henrichs, lateral-direito que pode alinhar na ala esquerda, levaram o Leipzig a considerar a contratação de Beste por empréstimo. Os responsáveis do clube alemão acreditam que a condição de suplente do ala germânico no plantel das águias poderá ser um trunfo para convencer o jogador a regressar à Bundesliga, onde se destacou a jogar pelo Heidenheim, clube onde se cruzou com o treinador Marco Rose, que orienta, atualmente, o Leipzig.
A afirmação absoluta de Álvaro Carreras como titular no lado esquerdo da defesa encarnada retirou espaço a Beste, que tem sido utilizado maioritariamente como extremo esquerdo, lançado a partir do banco de suplentes. Beste soma, na atual campanha, 789' de utilização no Benfica, divididos entre 19 encontros, e assinou dois golos e duas assistências neste período.