O Benfica anunciou que o Benfica Campus Costa do Marfim terá o seu arranque previsto para janeiro de 2025, com 132 atletas. A seleção final aconteceu entre 10 e 12 de dezembro, no Complexo Desportivo do Instituto Nacional da Juventude e Desportos, em Abidjan, capital daquele país africano, tendo 192 jovens, nascidos entre 2002 e 2014, prestado provas.
Esta parceria, com o Governo da Costa do Marfim e a Sportify Capital, insere-se na estratégia de expansão da marca do Benfica a nível internacional. Distribuídos por diversos escalões, os 132 atletas vão integrar, a título permanente, o Benfica Campus Costa do Marfim, que funcionará precisamente no complexo referido em cima.
Segundo Miguel Reis, coordenador global de Expansão Internacional do Clube, a nível internacional, o Benfica, através da sua Direção, e nomeadamente através da Benfica Internacional, está a criar uma constelação de academias. E estamos à procura, claramente, do enfoque no talento. É nisso que estamos centrados e focados, em coordenação com o nosso departamento de formação, que temos estado a perspetivar países que, estrategicamente, sejam importantes para o Benfica.
Durante mais de dois meses, os técnicos encarnados percorreram toda a Costa do Marfim, organizando 31 ações em 31 lociais diferentes. Foram observados mais de observados cerca de 20 mil jovens de um total de cerca de 30 mil inscritos. Carlos Costa, Fábio Alfredo e Ricardo Costa são os treinadores do Benfica alocados ao projeto, que tem como coordenador Pedro Alegria.