De acordo com o mais recente estudo do Observatório do Futebol (CIES), publicado esta quarta-feira, o Benfica é o clube que mais se destaca a nível mundial na formação de jogadores de alto nível.
O estudo revela que as águias lideram esta tabela tanto no número de futebolistas formados que jogam atualmente nas 49 principais ligas em todo o mundo, como no índice de formação, uma métrica que está relacionada com os minutos de jogo oficiais a nível sénior no último ano.
Segundo os dados do CIES, o Benfica tem atualmente 94 jogadores formados, com um índice de formação de 103,7, superando assim o Boca Juniors (93 jogadores, com um índice de 102,2) e o Barcelona (81 jogadores, com um índice de 98,6).
Já o Sporting surge em 9º lugar neste ranking, com 73 jogadores formados e um índice de 82, números que superam apenas o Dínamo Kiev no top-10 (74 jogadores, com um índice de 78,1).
Este estudo vem comprovar a excelência do trabalho desenvolvido nas academias do Benfica e do Sporting, que se têm destacado na formação de jogadores de topo a nível mundial, afirmou um especialista consultado pela redação.
Com estes resultados, Portugal reafirma-se como um dos países líderes na formação de futebolistas, com dois dos seus clubes a figurarem entre os 10 melhores do mundo neste capítulo.