Benfica enfrenta dilema olímpico com Otamendi e Trubin

  1. Otamendi e Trubin convocados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024
  2. Torneio olímpico realiza-se entre 24 de julho e 10 de agosto
  3. Benfica ainda não se pronunciou sobre a situação

O Benfica enfrenta um dilema complicado em relação à participação de dois dos seus jogadores nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O central argentino Nicolás Otamendi e o guarda-redes ucraniano Anatoliy Trubin, ambos titulares indiscutíveis da equipa, foram convocados pelas suas seleções nacionais para o torneio olímpico, que decorre de 24 de julho a 10 de agosto.

Esta participação nos Jogos Olímpicos irá fazer com que os jogadores falhem a pré-época e o arranque da liga portuguesa, algo que preocupa o clube. Até ao momento, o Benfica ainda não se pronunciou sobre a situação, o que não significa que não esteja a ser alvo de discussão interna.

Os prós e contras da participação nos Jogos Olímpicos

De acordo com a imprensa, «os pontos negativos parecem ter uma carga maior neste momento no que respeita ao desgaste e respetivas implicações no desempenho individual ao longo da próxima época», afirma uma fonte próxima do clube. Tanto Otamendi como Trubin já terão uma carga adicional este verão, com o argentino a participar na Copa América e o ucraniano no Euro 2024.

Por outro lado, «o central Otamendi deverá mesmo participar nos Jogos Olímpicos para cumprir o sonho de vencer a única prova que não teve oportunidade de ganhar, ao contrário dos colegas da sua geração», de acordo com a imprensa argentina.

A situação de Trubin e o mercado de guarda-redes

Ao contrário de outros jogadores, como Garnacho e Enzo Fernández, Trubin terá a possibilidade de participar nos Jogos Olímpicos, uma vez que a sua convocatória depende apenas da autorização do Benfica. «A decisão terá de ser tomada até dia 18», refere o artigo.

A eventual ausência de Trubin na pré-época pode impactar os planos do Benfica no mercado de guarda-redes. «A SAD optou na época passada por não ter um n.º 2 de peso, mas isto pode mudar não só por causa dos Jogos de Paris, mas para permitir outro tipo de concorrência ao ucraniano», afirma uma fonte do clube.

Implicações na equipa

A possível ausência de Trubin pode levar a que Samuel Soares, até aqui o segundo na hierarquia, saia por empréstimo para ganhar mais experiência. Já a eventual ausência de Carreiras «apenas confirmará a urgência da contratação de um lateral-esquerdo».

O Benfica terá, portanto, de ponderar cuidadosamente as vantagens e desvantagens da participação de Otamendi e Trubin nos Jogos Olímpicos, tendo em conta o impacto que isso poderá ter no arranque da próxima temporada.

Famalicão resignado após derrota frente ao líder Sporting

  1. O Famalicão voltou a somar uma derrota, desta vez frente ao líder Sporting, por 3-0, em jogo da 9ª jornada da Liga Bwin
  2. «Estivemos sempre no jogo. Eles tiveram um golo anulado assim como nós. Criámos oportunidades na primeira parte, mas o futebol é um jogo de detalhes»
  3. «Montámos uma estratégia para neutralizar uma equipa que é muito intensa. Pensei que correu bem. Eles marcaram o 1-0 numa jogada individual e o 2-0 surgiu numa recarga»
  4. «Respeitámos em demasia o Sporting» em alguns momentos do jogo, admitindo que poderia ter sido «mais atrevida»
  5. «Mais do que o prémio individual há que realçar o coletivo da equipa. Estivemos bem num campo difícil e fizemos um bom jogo»

Calegari lamenta derrota do Famalicão frente ao líder Sporting

  1. O Famalicão perdeu por 3-0 em casa diante do líder Sporting
  2. Lucas Calegari lamentou o resultado, mas destacou a exibição positiva da sua equipa
  3. Calegari explicou que a equipa montou uma estratégia para tentar neutralizar o Sporting, uma equipa "muito intensa"
  4. Apesar da derrota, que deixa o Famalicão com uma série de seis jogos sem vencer, Calegari garantiu que "não mudou nada" na rotina e união da equipa

Vizela denuncia agressões a membros da SAD e incidentes com adeptos

  1. «covardemente agredidos por três indivíduos, supostos adeptos do FC Vizela»
  2. Adeptos envolveram-se em confrontos, com alguns a manifestar desagrado pela postura de outros
  3. Incidentes começaram ainda antes do jogo da 1.ª Liga, com insultos ao treinador Ruben de la Barrera
  4. Manifestações críticas em relação à SAD vêm já da última época, que ditou a relegação do clube para a 2.ª Liga