Rui Borges elogia Rodrigo Ribeiro e analisa situação da equipa

  1. Sporting vence Marinhense por 3-0
  2. Rodrigo Ribeiro destacou-se no jogo
  3. João Simões poderá estar apto para o próximo jogo
  4. Zeno Debast continua em recuperação

Rui Borges, treinador da equipa principal do Sporting, analisou a expressiva vitória da sua equipa sobre o Marinhense, que terminou com um resultado de 3-0. Durante a sua análise, os holofotes voltaram-se especialmente para a performance de Rodrigo Ribeiro, um jovem avançado que tem mostrado grande potencial. Borges expressou a sua satisfação com a exibição de Ribeiro, referindo: “Fiquei muito feliz por todos eles, triste pelo Rodrigo não ter feito um golo. Fez um belíssimo jogo, deu uma resposta muito boa e fiquei triste por ele não ter conseguido finalizar, ou não ter tido a sorte de ter feito um golo para poder-se estrear também nesse sentido na equipa principal. Merecia porque tem trabalhado imenso para isso, tem feito também o seu crescimento na equipa B, o que tem sido fantástico.”

O treinador também destacou o crescimento de Rodrigo Ribeiro, elogiando as suas capacidades e a importância do tempo de jogo. “O Rodrigo joga numa posição onde também treina na equipa A. Tem tido um crescimento enorme e pode dar resposta nas duas posições. É um predestinado em termos técnicos, em termos de leituras e tomada de decisões. Dentro daquilo que são as suas características aproveitamo-lo nas duas posições.”

Crescimento e Desenvolvimento

No entanto, Rui Borges não hesitou em apontar que o jovem avançado ainda precisa de desenvolver alguns aspetos importantes. “Ao Rodrigo faltava-lhe algo e, sendo sincero, disse-lhe isso no início da época. O Rodrigo foi um miúdo que apareceu muito cedo. Só que depois querem dar um passo em frente muito rápido. Foi emprestado ao AVS e teve poucos minutos. Não adianta ir para a Liga só para dizer que são jogadores de primeira. Mais vale ir para a segunda liga. Se na liga tinha 200 minutos, na equipa B do Sporting tem três mil minutos e cresce. Isso é natural e eles têm de perceber isso. Nós em treino ajudamos a crescer, mas o jogo dá muitas coisas que o treino não dá. Eles não podem querer dar dois passos à frente. É miúdo que tem trabalhado imenso, quer é jogar. Por isso é que fiquei triste de não ter marcado.”

Lesões e Recuperações

Borges também abordou a situação dos jogadores lesionados na equipa. Começando por João Simões, o técnico revelou: “Acredito e espero que esteja disponível para o Club Brugge [próximo jogo, na terça-feira]. Sabíamos o que se passava de antemão e acreditamos que estará apto para os próximos jogos.” Em contraste, a situação de Zeno Debast parece mais complicada, uma vez que Borges afirmou: “O Debast está em recuperação. Poderá ainda demorar algum tempo. Nós já sabíamos disso, por isso não acredito que esteja apto para os próximos jogos.”

Jovens Talentos em Destaque

Por fim, Rui Borges comentou sobre a situação de dois jovens talentos, Salvador Blopa e Flávio Gonçalves. Devido ao reduzido número de jogadores disponíveis, ambos continuam a treinar com a equipa principal. O treinador explicou: “Não vão para a equipa B amanhã porque eles jogam. No imediato, se calhar vão continuar a treinar connosco. Temos muitos jogos e muitas baixas. Não só ele como o Flávio Gonçalves também. Olhamos para eles com uma perspetiva de futuro muito boa. Acreditamos muito neles. Quando tiverem de dar resposta para a equipa A, tudo bem. São miúdos muito equilibrados e por isso têm tido mais oportunidades na equipa principal, mas não podem descurar o trabalho na equipa B.”