O futebol português está de luto. Jorge Costa, histórico capitão do FC Porto e antigo internacional português, faleceu esta terça-feira, aos 53 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória. A notícia abalou o mundo do futebol português, com diversos clubes e personalidades a manifestarem o seu pesar.
Figura incontornável do desporto nacional, Jorge Costa personificou a garra e a liderança dentro e fora dos relvados. O seu legado permanece vivo na memória dos adeptos e no coração dos clubes que representou.
Reações ao Falecimento
O FC Porto, clube onde Jorge Costa se notabilizou, emitiu uma nota de profundo pesar, recordando o antigo defesa como um símbolo dos valores do clube: “entrega, liderança, paixão e um inabalável espírito de conquista”. Os dragões manifestaram ainda condolências à família e amigos de Jorge Costa, pedindo recato e respeito neste momento de dor.
Benfica e Sporting também manifestaram o seu pesar pela morte de Jorge Costa. O Benfica, em comunicado, enalteceu o papel de Jorge Costa no futebol português, enquanto o Sporting lembrou o legado do antigo central e dirigente do FC Porto.
Legado e Carreira
O SC Braga, clube onde Jorge Costa iniciou a sua carreira de treinador, também recordou o antigo internacional português, que deu os primeiros passos na carreira de treinador ao serviço do clube minhoto. O clube destaca a presença de Jorge Costa na “Geração de Ouro”, que foi campeã mundial de sub-20 por Portugal, assim como todas as conquistas pelo FC Porto.
Jorge Costa representou o FC Porto em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e capitaneou o clube durante várias épocas. Conquistou uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, oito campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças. Pela seleção portuguesa, foi internacional AA 50 vezes, tendo conquistado o Mundial sub-20 de 1991.