O sueco Viktor Gyökeres está a causar alvoroço no Sporting ao não se ter apresentado na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, para o estágio de pré-temporada da equipa. O presidente do clube, Frederico Varandas, já confirmou que o jogador está sob alçada disciplinar. “Estamos tranquilos. Tudo se resolve com o fecho de mercado, uma multa pesada e um pedido de desculpas ao grupo”
, afirmou Varandas. Gyökeres, que se destacou como o melhor marcador da I Liga nas últimas temporadas, encontra-se no centro de uma disputa com o clube, exigindo a sua transferência para o Arsenal. Varandas reafirmou a posição do Sporting em relação à transferência, dizendo: “Se não quiserem pagar o valor justo de mercado do Viktor, nós ficamos muito confortáveis com isso durante os próximos três anos.”
A situação torna-se tensa, uma vez que, se Gyökeres continuar em incumprimento contratual, poderá enfrentar sérias repercussões. O código de trabalho em Portugal indica que cinco faltas injustificadas podem levar à rescisão do contrato sem indemnização. Com a data de 17 de julho a aproximar-se, o avançado arrisca-se a ficar livre para assinar por qualquer clube, caso não se apresente. Lúcio Correia, professor de Direito do Desporto, já alertou sobre os riscos que Gyökeres pode enfrentar. A pressão aumenta, pois Frederico Varandas não mostra sinais de ceder: “Ninguém está acima dos interesses do clube. Seja ele quem for.”