A seleção nacional feminina de Portugal foi eliminada do Campeonato Europeu, após um empate 1-1 contra a Bélgica na última jornada da fase de grupos. Com este resultado, Portugal somou apenas um ponto e não conseguiu avançar para as fases eliminatórias da competição, tal como nas edições anteriores em 2017 e 2022.
Na partida, a Bélgica, já eliminada antes do jogo, adiantou-se no marcador logo aos três minutos, com um golo de Tessa Wullaert. Esta situação complicou ainda mais a tarefa da seleção portuguesa, que precisava de vencer por vários golos e também de contar com a ajuda da Espanha, que jogava contra a Itália no mesmo horário.
Um Desfecho Amargo
A equipa de Francisco Neto lutou até ao fim e conseguiu responder próximo do apito final, quando Telma Encarnação marcou o golo do empate aos 87 minutos. Contudo, a alegria portuguesa foi breve, já que nos descontos Amber Tysiak fez um golo que foi anulado pelo VAR, mas a veterana Janice Cayman, aos 90'+6, estabeleceu o 2-1 final a favor da Bélgica, garantindo que a seleção emanada da lotaria das eliminatórias conquistasse a vitória, deixando Portugal no fundo da tabela.
Portugal entrou para este campeonato com elevadas expectativas, mas a falta de resultados evidenciou as dificuldades da equipa nesta competição. Com um empate e duas derrotas, observou-se uma clara deficiência na defesa e uma falta de eficácia no ataque que os impediu de lutar pelos pontos necessários para a qualificação.
Reflexões para o Futuro
A partida, que se realizou no Estádio de Tourbillon em Sion, teve a arbitragem da sueca Tess Olofsson. Enquanto isso, para outras seleções como Espanha e Itália, a saga prossegue, pois elas avançam para os quartos de final após confirmarem os seus resultados. A seleção de Portugal deve agora focar-se no futuro, aprendendo com esta experiência e preparando-se para os desafios subsequentes.
Sem dúvida, o Europeu de 2023 foi um aprendizado duro para as jogadoras portuguesas, que precisarão reavaliar as suas estratégias e reforçar a competitividade para não repetirem os mesmos erros numa próxima presença internacional.