O percurso de sucesso de Rui Borges, treinador do Sporting, e Luís Pinto, técnico do Tondela, não é uma surpresa para o Mirandela, clube onde ambos deram os primeiros passos nas suas carreiras. Os dois treinadores cruzaram-se no clube transmontano na época de 2018/19, deixando memórias duradouras.
O Mirandela orgulha-se de ter sido o palco inicial para o desenvolvimento destes dois talentosos treinadores, que agora brilham nos escalões mais altos do futebol português. O clube e os seus representantes recordam com carinho e admiração o trajeto de Rui Borges e Luís Pinto.
Rui Borges: Um Líder Nato Desde Mirandela
Carlos Correia, presidente do Mirandela, recorda com clareza o início da carreira de Rui Borges no clube: “Para mim, [o bicampeonato do Sporting] não é surpresa nenhuma. Fui treinador do Rui Borges, fui presidente, lancei-o como treinador principal numa equipa sénior, aqui no Mirandela, e desde a altura em que foi capitão de equipa via que era um líder, quer no balneário, quer no campo. Via-se logo que ia chegar longe”.
Pedro Fernandes, antigo guarda-redes e colega de equipa de Rui Borges, partilha da mesma opinião: “Foi sempre a mesma pessoa, como jogador e como treinador, já era um líder enquanto capitão. Ter sido campeão não me surpreendeu até porque, quando o Rúben Amorim saiu, pensei logo que o perfil do Rui Borges se encaixava no Sporting. Foi algo natural”. Pedro Fernandes acrescenta ainda que o nome de Rui Borges “ficou eternizado no Sporting, pelo trabalho que fez”.
Luís Pinto: Qualidade e Potencial Reconhecidos
Luís Pinto também deixou a sua marca no Mirandela, após uma breve passagem pela União de Leiria. Carlos Correia reconhece o valor do treinador do Tondela: “O Luís Pinto fez um bom trabalho e acabou a época de forma tranquila. Esteve cerca de seis meses connosco, mas via-se logo que tinha qualidade para chegar a outros patamares. Claro que estar à frente do Tondela, na I Liga, será muito bom, mas tem potencial para chegar a um clube grande e vai consegui-lo, de certeza absoluta”, reiterou o presidente.
Pedro Fernandes recorda a passagem de Luís Pinto pelo clube: “O Luís Pinto mostrava-nos muitos vídeos e falava muito da tática da equipa adversária, enquanto o Rui Borges se focava muito na equipa dele, uma visão da qual gosto mais, pessoalmente”, explicou.