Controvérsias na arbitragem da I Liga

  1. MÁ DECISÃO sobre Tiago Silva
  2. BOA DECISÃO sobre Fábio Vieira
  3. Penálti e cartão amarelo
  4. Intervenção do VAR no jogo

A última jornada da I Liga trouxe momentos de tensão e decisões controversas que foram analisadas por especialistas em arbitragem. A situação ocorrida no jogo entre o Sporting e o Vitória de Guimarães foi uma das que gerou debate. Jorge Coroado comentou a falta alegada de Tiago Silva sobre St. Juste, afirmando que foi uma MÁ DECISÃO, uma vez que “Tiago Silva agarrou ostensivamente e derrubou St. Juste. Impunha-se penálti e cartão amarelo.” Esta opinião contrasta com a de José Leirós, que viu a situação de outra forma, apontando que “St. Juste bem reclamou para Veríssimo ver bem e o árbitro viu bem. Não houve motivo para penálti.” Leirós destacou que a disputa entre os jogadores estava num momento em que “a bola vinha no ar” e, portanto, não havia necessidade de assinalar a falta. Fortunato Azevedo reforçou esta visão, considerando que “Tiago Silva e St. Juste tentam ganhar a posição, ambos utilizando os braços. Fez bem o árbitro em nada assinalar. Lance perfeitamente legal.”

No jogo entre o FC Porto e o Nacional, a discussão girou em torno de outra decisão: se Fábio Vieira cometeu uma falta que justificasse um penálti sobre João Aurélio. Jorge Coroado teve uma posição clara, afirmando que foi uma BOA DECISÃO, uma vez que “Fábio Vieira, com a perna direita, deu toque no pé esquerdo de João Aurélio, fazendo-o tropeçar e cair. Penálti inequívoco.” José Leirós corroborou essa avaliação, mencionando que “Fábio Vieira tocou com a perna em João Aurélio, rasteirando-o” e que “José Bessa analisou bem com o auxílio do VAR.” Por fim, Fortunato Azevedo também defendeu a decisão, afirmando que “Fábio Vieira, de forma imprudente, atinge o pé esquerdo de João Aurélio. Penálti assinalado após intervenção do VAR.”

Estas análises dos especialistas demonstram como as decisões de arbitragem podem ser interpretadas de forma diversa dependendo do contexto e da visão individual. As opiniões divergentes sobre lances polémicos ressaltam a complexidade do papel do árbitro, que deve agir com segurança em momentos de decisão.

Luís Freire: "A participação europeia tirou-nos a possibilidade de ser mais competitivos no campeonato"

  1. Luís Freire, treinador do Vitória SC, lamenta a não qualificação para as competições europeias.
  2. A participação europeia foi apontada por Freire como fator para a menor competitividade no campeonato.
  3. O Vitória SC realizou 52 jogos na época, o que causou desgaste na equipa.
  4. Freire elogiou o empenho de jogadores, staff e direção durante a época.

André Silva acredita na presença de Ronaldo no Mundial 2026

  1. André Silva acredita que Cristiano Ronaldo pode jogar o Mundial de 2026.
  2. André Silva diz que a ambição de Ronaldo não o surpreenderia se jogasse.
  3. André Silva considera que Ronaldo o motivou na carreira.
  4. André Silva antevê um futuro risonho para a seleção portuguesa.