Viktor Gyökeres: A caminho da história do futebol português

  1. 38 golos na Liga Portugal
  2. 35 golos em 23 jornadas
  3. 20 golos de vantagem sobre Pavlidis
  4. Potencial para superar Fernando Gomes

A temporada de Viktor Gyökeres tem sido nada menos que avassaladora, com o avançado sueco a desafiar todos os recordes. Com 38 golos marcados até ao momento na Liga Portugal, Gyökeres já se tornou o primeiro jogador a atingir a marca dos 35 golos em apenas 23 jornadas, uma conquista que o posiciona como principal candidato à Bota de Ouro. No entanto, a sua ambição não para por aqui; o atacante do Sporting está também à espreita de um novo recorde que pode colocá-lo na história do futebol português.

Neste sentido, Gyökeres poderá tornar-se o artilheiro do campeonato com a maior vantagem sobre o segundo classificado. Atualmente, Pavlidis ocupa essa posição, mas com apenas 18 golos marcados, Gyökeres lidera com uma impressionante vantagem de 20 tentos. Caso consiga manter o ritmo, poderá não só entrar no top-5 dos melhores marcadores da liga, como também superar rivais históricos, incluindo antigos jogadores do próprio Sporting e do FC Porto.

Recordes em Perigo

Um dos recordes mais icónicos a serem questionados é o de Fernando Gomes, que em 1984/85 marcou 39 golos pelo FC Porto, tendo terminado a temporada com uma incrível diferença de 23 golos em relação ao segundo classificado, o que conferiu ao seu clube o título de campeão nacional na era Pinto da Costa. Gyökeres, se continuar a sua trajetória, poderá não só igualar como superar esta marca histórica.

Ainda mais impressionante é a marca de Héctor Yazalde, que na época de 1973/74 apontou 46 golos pelo Sporting, o registo mais elevado de sempre numa única temporada. Também nesta época, o leão conquistou o campeonato, terminando a temporada com uma diferença de 22 golos em relação ao segundo classificado, Duda. O Sporting garantiu assim o seu primeiro campeonato em tempos de democracia.

Comparações Históricas

Se olharmos para o século XXI, Gyökeres tem a chance de igualar Mário Jardel, que em 2001/02 faturou 42 golos, com o Sporting a levar uma vez mais o título de campeão, encerrando uma longa série de 18 anos sem conquistas. Os 20 golos de vantagem que Gyökeres leva atualmente igualam o registo de 1937/38, numa época que também teve Peyroteo como protagonista, terminando com 34 golos e sem que outro jogador alcançasse a barreira dos 20.

A poucos encontros do final da Liga, tudo dependerá do rendimento do atacante. Nos últimos três jogos, Gyökeres demonstrou um apetite insaciável, marcando oito golos. Resta saber se será capaz de deixar a sua marca indelével na história do futebol português e, mais importante, se conseguirá conquistar o título novamente para o Sporting, que está numa intensa luta pelo bicampeonato com o eterno rival, Benfica.

João Neves, o 'Gavi' do Paris Saint-Germain

  1. Benfica recebeu 60 milhões de euros do Paris SG pelo jogador
  2. João Neves é comparado ao jovem prodígio Gavi
  3. Neves é descrito como 'incómodo constante' e 'ladrão de luva branca'
  4. Neves recuperou a bola a Mikel Merino quando este estava em situação de golo