Na Cidade do Futebol, vive-se um ambiente de grande expectativa e preparação, com a atleta Tatiana Pinto a sublinhar a importância dos próximos desafios para a seleção nacional. A internacional portuguesa, que atua em Espanha pelo Atlético de Madrid, não poupou elogios à equipa espanhola, reconhecendo a sua qualidade e o privilégio de a defrontar.
Portugal prepara-se, assim, para um confronto de alto nível frente às campeãs do mundo, num jogo que servirá de teste importante para as ambições da equipa das quinas. A nomeação de Catarina Campos para o Europeu, como primeira árbitra portuguesa a atingir tal feito, é outro motivo de orgulho para o futebol português e um marco importante para a arbitragem feminina.
O Desafio Espanhol e a Mentalidade Portuguesa
Tatiana Pinto assumiu que a seleção espanhola feminina “dispensa apresentações”, refletindo sobre a qualidade do adversário. “A seleção de Espanha é uma equipa que dispensa apresentações. Sabemos muito bem que tipo de jogo gostam de jogar, podemos dizer que é um jogo muito semelhante ao que também gostamos de praticar”, afirmou a jogadora.
A internacional portuguesa enfatizou o foco da equipa em encarar a Espanha como “campeãs do mundo, das melhores jogadoras do mundo”, considerando um “privilégio jogar contra elas”. Tatiana Pinto antevê um jogo emocionante, com duas seleções que apreciam ter a bola e dominar o jogo: “Gostamos de ter bola, de dominar. Somos duas seleções dominantes quando estamos nos nossos melhores momentos, portanto acho que vai ser giro”.
Elogios de Montse Tomé e Ajustamentos na Equipa
O selecionador Montse Tomé teceu elogios à equipa nacional portuguesa, o que deixou Tatiana Pinto orgulhosa: “Acho que é sinal de respeito e fico muito feliz e orgulhosa por tomar conhecimento dessas palavras”.
Com algumas lesões a afetar a lista de convocados, Portugal teve que ajustar a sua formação, com as ausências de Kika Nazareth, Jéssica Silva e Lúcia Alves, que foi considerada inapta. Apesar destas contrariedades, Tatiana Pinto e o restante da equipa mantêm o foco em respeitar o adversário e honrar a camisola de Portugal.
Catarina Campos Faz História na Arbitragem
A árbitra Catarina Campos alcançou um marco histórico ao tornar-se a primeira mulher portuguesa a marcar presença na fase final de um Campeonato da Europa, um feito que Luciano Gonçalves, dirigente do Conselho de Arbitragem, considera “uma notícia que nos deixa imensamente satisfeitos, mostrando que o trabalho desenvolvido pelo Conselho de Arbitragem é reconhecido pelas instâncias internacionais”.
Pedro Proença, presidente da FPF, também reconheceu a importância deste momento, destacando-o como “mais uma prova de confiança e reconhecimento a nível internacional”. A inclusão de Catarina Campos e suas colegas na lista de árbitras para o torneio na Suíça reflete uma evolução positiva na arbitragem feminina, num torneio que contará com 13 árbitras, sendo apenas uma da CONMEBOL.
Portugal começará a sua campanha contra a Espanha, campeã mundial, a 03 de julho, em jogos que prometem inspirar tanto jogadoras como árbitras a procurar a excelência no palco internacional.