Numa semana rica em histórias de superação e revelações no mundo do futebol português, Luís Figo recorda o seu início no Sporting, enquanto o Sporting garante um reforço promissor para o futuro, e Sérgio Malé trilha um caminho peculiar até ao profissionalismo no Estrela da Amadora. Estas são as histórias que marcam o panorama do futebol nacional.
Desde memórias de infância até contratações estratégicas e jornadas inspiradoras, o futebol português continua a surpreender e a emocionar. Figuras como Luís Figo, Alisson e Sérgio Malé personificam a diversidade e a paixão que movem este desporto em Portugal.
A Trajetória de Luís Figo no Sporting
Luís Figo, numa conversa com Iker Casillas, recordou os seus primeiros passos no futebol e a decisão de ingressar no Sporting. ““Tinha 12 anos e jogava numa equipa pequena na Margem Sul. Perdíamos sempre, mas era uma alegria. Nesse ano a coletividade fechou e eu tinha muitos amigos no Sporting. Teoricamente diziam que o Benfica era uma equipa que escolhia gente com mais envergadura, com mais corpo. E eu era um miúdo fisicamente não tão forte. Como tinha amigos no Sporting e havia treinos de captações, fui aí provar a minha sorte”
, afirmou Figo.
O antigo craque recordou ainda as dificuldades iniciais: “Estive lá um mês a treinar, mas para um miúdo de 12 anos era uma loucura. Eu vivia do outro lado do rio, tinha de apanhar transportes públicos até ao barco, depois o barco, depois outro transporte público para chegar ao treino. Isso tudo às 6 da tarde. Treinava e tinha de voltar. E chegava às 11 da noite. Com 12 anos. Passavam os dias e chegou um momento e não podia mais. Fui ao treinador e disse 'mister, diga-me algo. Estou nisto há um mês'. No final disse para falar com o diretor. Ele disse que ficava lá, que me pagavam o passe dos transportes. Podia comer lá no centro em que ficam os jovens que são de fora. E assim foi, assim comecei com 12 anos. O meu pai era benfiquista, mas depois por todos os motivos e mudou de clube. Mas não era muito de seguir-me. Não é como agora, que levam os filhos aos treinos, aos jogos. Na minha época tinha era de sobreviver””
, concluiu.
Alisson Reforça o Sporting em 2025/26
O Sporting garantiu o primeiro reforço para a época de 2025/26: Alisson. O extremo-esquerdo, proveniente do Vitória da Bahia, custou 1,5 milhões de euros por 90% do passe. Alisson, que estava emprestado ao União de Leiria, já se encontra a treinar na Academia Cristiano Ronaldo.
Inicialmente, Alisson integrará a equipa B, mas a partir de 2025/26 fará parte da equipa principal, demonstrando a aposta do clube em jovens talentos para o futuro.
A Trajetória Incomum de Sérgio Malé
No Estrela da Amadora, Sérgio Malé, internacional por São Tomé e Príncipe, teve um percurso invulgar até alcançar o futebol profissional. Carlos Rosas, seu mentor, revelou que recebeu uma mensagem de Malé no Instagram: ““Soube que o senhor ajuda jogadores de futebol e queria conversar consigo para me dar uma oportunidade.””
Rosas detalhou o percurso de Malé: ““O Malé queria uma oportunidade para mostrar o futebol dele aqui em Portugal, tinha vindo para cá estudar. Depois de conversar com ele, demos-lhe aulas particulares no Parque da Paz [em Almada] e encaminhei-o para o mister Wivaldo Martins (que hoje trabalha para a área internacional do Benfica e está no Dubai), que depois de um treino ligou e disse-me: “Carlos, ele é um diamante debaixo de pedra, joga muito mesmo.” Aí, levei-o ao Amora, onde já tinha ido outras três vezes e fez dez dias de avaliação””
, relatou o empresário.
O Sacrifício e o Sucesso
Carlos Rosas continuou: ““Foram 33 jogos e 10 golos pelo Sacavenense e foi o jogador revelação da 1.ª Divisão da AF Lisboa. E fez isto quando treinava de manhã no Sacavenense, entrava às duas da tarde no McDonald's, trabalhava até às dez da noite e depois ia para casa, estudava até à uma da manhã e fazia isto todos os dias no Sacavenense. No final da época, recebeu o convite do Estrela da Amadora e tornou-se profissional””
, completou o empresário, com orgulho.