Sporting e Benfica deixam pontos pelo caminho numa temporada atípica

  1. Sporting foi alcançado pelo Benfica na liderança do campeonato
  2. 11 jornadas do final
  3. Vencedor fará, na melhor das hipóteses, 86 pontos, menos do que nas últimas três épocas
  4. Sporting e Benfica têm uma média de apenas 2,3 pontos conquistados por jogo

Após mais um empate na Liga (2-2 na Vila das Aves), o Sporting foi alcançado pelo Benfica na liderança do campeonato. A 11 jornadas do final, os rivais partilham a mesma pontuação numa temporada atípica para quem, seja Sporting, FC Porto ou Benfica, costuma chegar à reta final na luta pelo título.

Mesmo que Sporting ou Benfica venham a sagrar-se campeões, o vencedor fará, na melhor das hipóteses, 86 pontos, menos do que nas últimas três épocas. Nas palavras de um especialista, "Em 2023/24, o Sporting fechou com 90 pontos, na época anterior o Benfica celebrou o título com 87 pontos e em 2021/22 o FC Porto sagrou-se campeão com um recorde de 91 pontos."

Neste momento, Sporting e Benfica têm uma média de apenas 2,3 pontos conquistados por jogo, um registo que só encontra paralelo em épocas muito distantes. Como recorda outro analista, "Em 2006/07, com Jesualdo Ferreira ao leme, o FC Porto foi campeão com 69 pontos, somando também uma média de 2,3 pontos por partida. O pior registo desde a viragem do século data de 2004/05, quando o Benfica de Giovanni Trapattoni conquistou o título com apenas 65 pontos e uma média de 1,91 por jogo."

Caso Sporting e Benfica mantenham este ritmo de 2,3 pontos por encontro (já deixaram 16 pelo caminho), terminarão a Liga abaixo dos 80 pontos, o que permite, pelo menos para já, que os perseguidores (Sp. Braga e FC Porto) continuem a sonhar com o título.

Famalicão-Estoril: Duelo de ataque promete espectáculo na Liga Portugal

  1. Jogo agendado para domingo, às 15:30, no Estádio Municipal de Famalicão.
  2. Hugo Oliveira: “O Estoril e o Famalicão são equipas que gostam de ter bola, que querem olhar o jogo de forma ofensiva".
  3. Ian Cathro: “Vamos jogar para atacar e marcar golos, porque é isso que nos deixa mais perto de ganhar jogos."
  4. Famalicão vs Estoril, 14ª jornada da Liga Portugal