A impressionante série do Sporting teve início na Liga Europa 2022/23, mais precisamente na segunda mão dos quartos-de-final. Após a derrota por 1-0 na primeira mão frente à Juventus, os leões receberam o clube italiano em casa, com Marcus Edwards a marcar, mas não o suficiente para garantir a passagem à próxima fase.
Na edição seguinte da Liga Europa, a equipa de Rúben Amorim manteve a consistência na finalização, marcando em todos os jogos disputados - nos quatro confrontos com a Atalanta e nos dois compromissos com Young Boys, Sturm Graz e RKS Raków. Essa tendência positiva prosseguiu na atual campanha da Liga dos Campeões.
Na fase de grupos da Champions, os sportinguistas marcaram em todos os embates, mesmo no período mais conturbado da época, com a breve passagem de João Pereira pelo comando técnico. No entanto, essa série chegou ao fim no dia 11 de fevereiro, quando o guardião do Borussia Dortmund, Gregor Kobel, conseguiu manter a sua baliza inviolada, para desalento dos adeptos do Sporting.
Ao nono jogo desta edição da Liga dos Campeões, o Sporting ficou pela primeira vez sem marcar, interrompendo uma sequência de 19 jogos consecutivos a encontrar o fundo das redes nas provas europeias - o melhor registo de sempre do clube.