Carreira repleta de conquistas
Cristiano Ronaldo celebra esta quarta-feira o seu 40º aniversário, numa carreira repleta de conquistas e reconhecimento como um dos melhores futebolistas de sempre. O treinador que o lançou no futebol profissional, László Bölöni, recorda com orgulho o momento em que decidiu integrar o jovem Ronaldo no plantel principal do Sporting.
A decisão de Bölöni
Bölöni, que treinou os leões durante duas temporadas, incluindo o campeonato nacional de 2001/02, recordou à agência Lusa a chegada de Ronaldo à equipa principal em 2002/03. O técnico romeno ficou surpreendido com a maturidade demonstrada pelo jovem avançado logo no primeiro treino. «Era um jogador já com grande maturidade. Parou de ser jovem e o seu comportamento foi como o de um jogador maduro. A sua maturidade foi, para mim, a grande surpresa», afirmou Bölöni.
Apesar de não prever que Ronaldo iria atingir o nível de consagração que alcançou, o treinador não hesitou em integrá-lo de imediato no plantel principal, mesmo num momento em que o Sporting acabara de se sagrar campeão nacional. «Aceitei o risco de o fazer jogar imediatamente. Ele chegou e eu tomei logo a decisão de o utilizar. Foi uma decisão com coragem, que me deixa muito feliz», destacou Bölöni.
O técnico romeno, que treinou diversos clubes em França, Bélgica, Grécia e países árabes, considera-se orgulhoso por ter sido o responsável por lançar Cristiano Ronaldo no futebol profissional. «Estou orgulhoso por ter conseguido, com algumas ideias, apoiá-lo um pouco. Comigo ou com outro, é certo que ele conseguiria demonstrar a sua capacidade», afirmou.
Apesar de não manterem contacto atualmente, Bölöni gostaria de poder falar com Ronaldo e expressar-lhe o orgulho que sente por ter sido o treinador que lhe deu a oportunidade de se afirmar no Sporting, antes de iniciar uma carreira internacional de enorme sucesso nos melhores clubes do mundo.