Hjulmand - O Capitão do Sporting que segue os passos de Keating

  1. Hjulmand chega a Alvalade no verão de 2023
  2. Hjulmand tem contrato até 2028 e cláusula de rescisão de 80M€
  3. Hjulmand está nomeado para melhor futebolista da Dinamarca de 2024

Um líder nato


«Oh Captain! My Captain!» A célebre frase proferida no filme 'Clube dos Poetas Mortos' — que pertence a um poema metafórico escrito em 1865 por Walt Whitman — ficou para sempre na memória das gerações, já lá vão mais de 30 anos. Referindo-se a uma figura de destaque, o professor de Inglês John Keating, personagem interpretada pelo malogrado Robin Williams, que deixou marca indelével juntos dos seus alunos. Serve a referência para classificar o que Morten Hjulmand está a construir com a braçadeira de capitão do Sporting.

Há muito que o dinamarquês era apontado como um líder, mesmo ainda quando Coates era o patrão dos leões. A sucessão acabou por não surpreender, apesar de Hjulmand apenas ter chegado a Alvalade no verão de 2023.

Números e Reconhecimento


A cumprir a segunda época de leão ao peito, Hjulmand soma 4979 minutos divididos por 67 jogos já cumpridos, nas diversas competições em que o Sporting tem estado envolvido. Já marcou meia dúzia de golos e fez cinco assistências. Pela seleção da Dinamarca soma 15 internacionalizações e, ultimamente, tem visto o seu nome associado ao interesse de clubes ingleses e italianos. Certo é que o camisola 42 tem contrato com o Sporting até junho de 2028 e a cláusula de rescisão é de 80 milhões de euros.

Um guerreiro dentro de campo, cujo percurso tem sido feito em crescendo, também ao serviço da seleção do seu país — está nomeado para o galardão de melhor futebolista de 2024 da Dinamarca, contando com a concorrência de Joachim Andersen (Fulham) e Pierre-Emile Hojbjerg (Marselha) —, foi figura maior na pesada derrota com o Arsenal (1-5).

A reação de um Capitão


Não tanto pelo que fez no terreno, embora tenha sido um dos melhores do Sporting, mas pela atitude após o jogo. O capitão mostrou as garras. Deu a cara. Falou à Comunicação Social e a mensagem que passou foi bem clara: «Foi uma noite dura. O Sporting não pode perder 5-1 com clube algum do mundo, nem mesmo com o Arsenal. Não é aceitável.»

O camisola 42 reconheceu que o jogo não correu de feição aos leões, prometeu análise e cabeça erguida, terminando a intervenção a agradecer o apoio dos adeptos, que, no day after ao jogo, através das redes sociais, expressaram a admiração pelo caráter de Hjulmand e garantiram estar ao lado da equipa.

FC Porto precisa de matar de vez este "borrego" no Anderlecht

  1. O FC Porto terá de acionar rapidamente o modo predador se quiser avançar diretamente para os oitavos de final da Liga Europa
  2. os dragões têm apenas quatro pontos conquistados
  3. as várias simulações realizadas antes do arranque do novo modelo da competição apontavam para a necessidade de se atingir a fasquia dos 15 para evitar um sempre incerto play-off
  4. o FC Porto nunca venceu no Anderlecht

Arsenal goleiam Sporting por 5-1 na Champions

  1. O Sporting cometeu apenas 6 faltas no jogo com o Arsenal, o número mais reduzido da equipa nesta Champions
  2. O Sporting rematou 10 vezes de fora da área contra o Arsenal, muito mais do que no jogo com o Manchester City (1 remate)
  3. O Sporting não conseguiu repetir a exibição que lhe valeu a vitória sobre o Manchester City
  4. O Sporting não completou qualquer cruzamento no jogo com o Manchester City, enquanto frente ao Arsenal conseguiu 5 cruzamentos com sucesso

Derrota do Sporting deixou marcas, mas Hjulmand procura restabelecer união

  1. Sporting perdeu por 5-1 com o Arsenal na Champions League
  2. Beto Severo elogiou a postura do treinador Runar Hjulmand após a derrota
  3. Hjulmand garantiu que tudo o que se passa no balneário fica no balneário
  4. Sporting nunca pode perder por 5-1 em casa, mesmo contra uma grande equipa
  5. Hjulmand é peça 'indispensável' no puzzle do Sporting
  6. Sporting procura manter 100% de vitórias no campeonato

Vitória de Guimarães tenta reforçar estatuto de candidato na Liga Conferência

  1. O Vitória de Guimarães joga quinta-feira pela primeira vez na sua história no Cazaquistão, perante o Astana
  2. O Vitória comanda a Liga Conferência com mais cinco equipas, todas com nove pontos
  3. O Astana soma apenas três pontos, resultado do seu único triunfo, logo na jornada de arranque
  4. O emblema de Guimarães chega ao Cazaquistão com claras possibilidade de dar um passo importante rumo ao apuramento direto para os 'oitavos'

Benfica vence Mónaco por 3-2 na Liga dos Campeões

  1. Benfica vence Mónaco por 3-2 na Liga dos Campeões
  2. Eliesse Ben Seghir marcou primeiro para o Mónaco
  3. Pavlidis empatou para o Benfica
  4. Magassa deu nova vantagem ao Mónaco
  5. Arthur Cabral e Amdouni marcaram para a reviravolta do Benfica