Num jogo dominado pela equipa da casa, o Sporting entrou em campo determinado a impor o seu jogo desde o apito inicial. Com uma forte pressão no último terço do campo, os Leões conseguiram criar várias oportunidades de golo logo nos primeiros minutos.
Aos 10 minutos, fruto de uma rápida transição ofensiva, o Sporting abriu o marcador. Gonçalo Inácio lançou Morita, que assistiu Paulinho para o primeiro golo da partida. Pouco tempo depois, aos 27 minutos, em mais uma jogada de contra-ataque, Edwards ampliou a vantagem para 2-0.
Apesar de algumas tentativas do Rio Ave em reagir, a equipa visitante não conseguiu criar muitas oportunidades de perigo ao longo dos 90 minutos. O Sporting, por sua vez, continuou a pressionar e a ameaçar o golo, mas não conseguiu aumentar a vantagem.
No início da segunda parte, o Rio Ave ainda chegou a marcar um golo, mas o lance foi anulado por fora de jogo. A partir daí, o Sporting manteve o controlo do jogo e soube gerir a vantagem até ao apito final.
Com esta vitória, o Sporting consolida a liderança do campeonato, somando agora 24 pontos em 8 jogos disputados. O Rio Ave, por sua vez, ocupa a 11ª posição, com 7 pontos.
O próximo jogo do Sporting será contra o Famalicão, enquanto o Rio Ave enfrentará o Vitória de Guimarães na próxima jornada da Liga NOS.