Rúben Amorim, o Homem que Uniu o Sporting

  1. Rúben Amorim chegou ao Sporting em 2020 após pagar a sua cláusula de rescisão no SC Braga
  2. Conquistou 2 Campeonatos Nacionais, 1 Supertaça e 2 Taças da Liga com o Sporting
  3. Conseguiu unir os adeptos e jogadores num momento de grande instabilidade do clube
  4. Evoluiu muito como treinador, mostrando capacidade de liderança e comunicação

Num momento de grande instabilidade do clube «verde e branco», com lutas constantes entre adeptos e direção, com anos de mudanças sem reflexos práticos nos resultados desportivos e após a invasão de Alcochete, que deixou o Sporting mais frágil e exposto, foram as conquistas de Rúben Amorim que uniram o clube. Essa união permitiu ter espaço e tempo para hoje o Sporting estar muito mais estruturado.

De uma forma racional, ainda hoje não consigo encontrar uma justificação para a decisão de Frederico Varandas de pagar a cláusula de Rúben Amorim e retirá-lo ao SC Braga. O Sporting era um clube instável, com dificuldades financeiras e com muito poucos recursos. A verdade é que gastou o que tinha num jovem treinador.

Conquistar Jogadores e Adeptos

Numa primeira fase, Rúben Amorim conseguiu conquistar os jogadores, indicar-lhes o caminho e fazer com que estes o seguissem e acreditassem que era possível alcançar o êxito. Definiu, desde o primeiro jogo, um sistema tático de três centrais e teve o mérito de conseguir fazer com que os jogadores se sentissem confortáveis nesta forma de jogar.

A forma como conseguiu passar a mensagem internamente foi fundamental para poder ultrapassar outro obstáculo que tinha pela frente: os adeptos. Na altura em que Rúben foi contratado, os jogos em casa começavam com os adeptos a assobiar e a insultar o seu presidente. Além disso, muitos também questionavam a contratação de Rúben Amorim, não por ser muito jovem e ter pouca experiência, mas por ser adepto do rival Benfica. Foi precisamente nesta fase que Rúben Amorim começou a demonstrar a sua capacidade em comunicar.

Evolução como Treinador

Ao longo destes quatro anos e meio, Rúben Amorim tem vindo a evoluir como treinador. A evolução fez-se sentir a vários níveis: nas contratações e na evolução da forma de jogar do Sporting. A contratação de mais uma alternativa para a frente de ataque foi uma das maiores teimosias do jovem treinador.

A evolução na forma de jogar do Sporting também tem sido enorme. Esta época a equipa é muito mais completa. Tem maior variabilidade de movimentos, é mais intensa, é mais agressiva ofensivamente e está equilibrada na retaguarda. Ao longo destes quatro anos e meio, o treinador leonino teve a necessidade de reformular a equipa (em função das vendas), e puxou pela criatividade para criar dinâmicas diferenciadas.

Manter Foco e Motivação

Um dos méritos que temos de atribuir a Rúben Amorim é a capacidade de manter os jogadores focados, frescos e motivados. Por norma, quando um treinador está há alguns anos num clube, existe a tendência para haver desgaste entre todos. No caso do Sporting e de Rúben Amorim, tal não se verifica. O que sentimos, de fora, é que não há cansaço entre atletas, equipa técnica e adeptos, pelo contrário.

A imagem que passa é de grande união, ambição e fome de vencer. Claro que as vitórias ajudam e são o combustível para tudo andar à velocidade pretendida. Contudo, é importante termos a noção que, para se conseguir fazer isto após quatro anos no clube, é necessário ter uma enorme capacidade de liderança e comunicação.

A Contratação Ousada

De uma forma racional, ainda hoje não consigo encontrar uma justificação para a decisão de Frederico Varandas de pagar a cláusula de Rúben Amorim e retirá-lo ao SC Braga. O Sporting era um clube instável, com dificuldades financeiras e com muito poucos recursos. A verdade é que gastou o que tinha num jovem treinador.

Pode dizer-se que Hugo Viana e Frederico Varandas conheciam bem Rúben Amorim, as suas características e forma de trabalhar. Tudo isto pode ser verdade. A questão é que Rúben tinha apenas três meses de treinador de uma equipa da Primeira Liga. Não havia forma de justificar uma decisão com esta dimensão. Pareceu-me que foi um «all in» e que, como em tantos outros casos, correu muito bem.

O Legado

Nestes últimos quatro anos e meio, Rúben Amorim já conquistou muitos títulos pelo Sporting: duas ligas nacionais, uma Supertaça e duas Taças da Liga. Desportivamente é isto que fica e que valoriza o seu trabalho. Contudo, as conquistas do jovem treinador «verde e branco» são muito maiores.

Mais do que os títulos, Rúben Amorim conseguiu unir o clube num momento de grande instabilidade e fragilidade. Foi a partir de uma decisão «sem justificação aparente» que o Sporting ganhou tempo, paz e recuperou o caminho que estava perdido há muito tempo.

Rui Pinto diz que acusação ao Benfica será «ponto de viragem» para credibilização do futebol português

  1. Rui Pinto considera que os resultados desta acusação serão «de importância fulcral não só para o processo de credibilização do futebol português, mas também da própria Justiça»
  2. Rui Pinto questiona: «Continuará a instituição Benfica acima da lei? Ou será este o ponto de viragem? Só o tempo o dirá»
  3. Rui Pinto critica o «silêncio cúmplice da Federação, da Liga Portugal e dos seus dirigentes máximos»
  4. O Ministério Público acusa o Benfica SAD de crimes como corrupção ativa, oferta indevida de vantagem e fraude fiscal qualificada

Filipe Costa novo diretor desportivo do futebol feminino do Damaiense

  1. Filipe Costa foi confirmado como novo diretor desportivo do futebol feminino do Damaiense
  2. Thorlakur Arnason saiu como treinador, sendo substituído por Tomás Tengarrinha
  3. Arnason sentia-se «frustrado» por considerar «preconceito institucional» contra a equipa da Damaia
  4. Damaiense perdeu 0-1 com o Sporting, com golo de grande penalidade nos minutos finais

Sporting emite nova dívida de 30 milhões de euros

  1. A Sporting SAD vai emitir 6 milhões de títulos com valor unitário de 5 euros, num montante total de 30 milhões de euros
  2. A nova emissão tem um prazo de 3 anos e uma taxa de juro de 5,25% ao ano
  3. Em março, a Sporting SAD emitiu 50 milhões de euros em dívida, atraindo quase 4.250 investidores, um novo recorde
  4. A oferta 'Sporting SAD 2024-2028' decorrerá entre 18 e 29 de outubro

Filipe Miranda acusa Vítor Murta de ser "deselegante e contraditório"

  1. Candidatura de Filipe Miranda considera declarações de Vítor Murta "deselegantes e contraditórias"
  2. Murta recusou-se a participar na apresentação do programa da lista de Miranda, mas depois criticou publicamente a candidatura
  3. Candidatura também critica Murta por não explicar aos associados situações preocupantes como a não apresentação de contas e a demissão do presidente do Conselho Fiscal

Sierra pode estrear-se no Estoril na Taça de Portugal

  1. Plantel do Estoril cumpre folga antes da Taça de Portugal
  2. Estoril enfrenta o Lusitano de Évora do Campeonato de Portugal
  3. Técnico Ian Cathro vai arriscar e apostar em jogadores pouco utilizados
  4. Ismael Sierra, central espanhol, ainda não estreou pela equipa

Tomás Araújo falha convocatória da Seleção devido a traumatismo

  1. Tomás Araújo apresentou queixas físicas devido a um traumatismo da grelha costal
  2. Tomás Araújo ficou de fora dos 23 convocados por Roberto Martínez para o jogo contra a Escócia
  3. Tomás Araújo integrou pela primeira vez um estágio da equipa principal de Portugal
  4. Tomás Araújo vai assistir ao jogo a partir da bancada e regressará a Portugal com a comitiva