Revelações da 'fornada' de comunicações
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) revelou, esta quinta-feira, uma nova série de comunicações entre árbitros e VAR, no programa «Juízo Final» da Sport TV+. O vice-presidente do Conselho de Arbitragem, João Ferreira, analisou cinco lances polémicos envolvendo vários clubes da Primeira Liga.
Entre os lances revistos, destacou-se um possível penálti não assinalado a favor do Sporting no jogo com o Arouca. Nas comunicações divulgadas, é possível acompanhar o diálogo entre o árbitro principal e o VAR em cada uma das situações analisadas.
Penálti não assinalado ao Sporting
No lance do Sporting-Arouca, o VAR recomendou a revisão de um possível penálti por mão na bola, mas o árbitro João Pinheiro acabou por não assinalar a grande penalidade, após analisar as imagens.
De acordo com João Ferreira, vice-presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, «este contacto existe e, portanto, a dificuldade no lance está em encontrar a prova, mas a convicção dele [do árbitro] estava correta. Quando o jogador salta para a bola e usa o braço, afastado do corpo, e nós conseguimos ver, ele salta com o braço esquerdo para a frente, está a correr o risco que a bola lhe acerte e isto constituiu infração, portanto não é uma posição natural, que é o que se passa neste lance. Apesar da dificuldade, acaba por ser correta.»
Outros lances analisados
Nos restantes lances analisados, destaque para a expulsão de Onyemaechi no Estrela da Amadora-Boavista, que acabou por ser corrigida para cartão amarelo, e para o lance do Sporting de Braga-Rio Ave, em que o VAR recomendou a revisão de um possível penálti, mas o árbitro manteve a sua decisão inicial de não assinalar grande penalidade.
Estas revelações surgem numa altura em que a arbitragem em Portugal tem sido muito criticada, com vários lances polémicos a gerar muita discussão e controvérsia.