Portugal procura consagração no Euro 2024

  1. Portugal procura novo título europeu
  2. Seleção tem várias opções de qualidade
  3. Identidade de jogo é essencial

Sonho de um novo título europeu


A convocatória da Seleção Nacional marca, oficialmente, o início da campanha para um novo Campeonato da Europa. Após uma época desgastante, física e emocionalmente, as forças renovam-se com a ambição e a adrenalina de mais uma grande competição. Nunca antes houve tantas opções de qualidade, posição a posição, fazendo acreditar que este possa ser o momento certo para Portugal voltar a festejar um triunfo no cenário continental.

É extraordinária a quantidade de talento que Portugal conseguiu reunir ao longo dos últimos anos, fruto de um trabalho notável ao nível da formação. Este elenco coloca a Seleção ao nível das potências como a França e a Inglaterra, os outros grandes favoritos ao título. No entanto, não se deve desvalorizar uma Alemanha revitalizada, que joga em casa, nem as sempre perigosas Espanha e Itália.

A busca pelo equilíbrio entre arte e organização


Não basta apenas a arte para ganhar jogos, a estratégia e a organização são cada vez mais determinantes. Esta equipa parece estar preparada para responder a essa exigência do futebol moderno. Contudo, não pode renegar a sua identidade, a sua forma de jogar, aquela que lhe valeu o rótulo de «Brasil da Europa» pelo nível de fantasia demonstrado.

Todos queremos e gostamos de ganhar, mas não se pode esquecer que o caminho é tão ou mais importante que o resultado final. O passado ensina-nos que é a forma de jogar que fica na memória, como os casos da Hungria em 1954 ou do Brasil em 1982.

A hora certa para voltar a festejar


Após ter vivido de perto a conquista de 2016, com uma equipa de quatro médios-centro e Nani a correr como louco para os apoios a Ronaldo, sente-se que é a altura certa para voltar a vencer. Mas à maneira portuguesa, desde o primeiro minuto. Estou certo de que o selecionador Fernando Martínez pensa o mesmo.

Guarda-redes do Benfica oferece camisolas a equipa de jovens amputados do Shakhtar Stalevi

  1. Anatoliy Trubin, guarda-redes do Benfica, ofereceu camisolas do clube português a jogadores da equipa do Shakhtar Stalevi
  2. Shakhtar Stalevi é um projeto que visa proporcionar a jovens amputados devido a ferimentos de guerra a oportunidade de jogar futebol
  3. Um dos guarda-redes da equipa ucraniana usava as luvas de Trubin
  4. Os jogadores do Shakhtar Stalevi agradeceram Trubin pelo apoio e desejaram-lhe sucesso no Benfica

Gil Vicente e Casa Pia empatam em Barcelos

  1. Gil Vicente e Casa Pia empataram 1-1 em Barcelos
  2. Fujimoto marcou o golo do Gil Vicente
  3. Cassiano converteu grande penalidade para o empate do Casa Pia
  4. Bruno Pinheiro manteve o onze do Casa Pia, com destaque para Cauê dos Santos e Jesús Castillo

Sporting vence Aves por 3-0 com boa exibição da dupla de avançados

  1. O Sporting venceu o Aves SAD por 3-0, este domingo, em jogo da 6ª jornada da Liga Portugal
  2. Rúben Amorim destacou a boa prestação da dupla de avançados Conrad Harder e Viktor Gyökeres
  3. Conrad Harder marcou um golo e fez uma assistência
  4. Rúben Amorim admitiu que a equipa «deveria ter feito mais golos»