Rúben Amorim leva Sporting à final da Taça de Portugal, onde esteve há 10 anos como jogador do Benfica

  1. Rúben Amorim alcança sua primeira final na Taça de Portugal.
  2. Sporting elimina Benfica na meia-final com agregado de 4-3.
  3. Morten Hjulmand marcador do primeiro golo decisivo.
  4. Casper Tengstedt surpreendeu no onze de Roger Schmidt.

À quarta tentativa, Rúben Amorim conseguiu levar o emblema de Alvalade até à final da Taça de Portugal, onde esteve há precisamente dez anos como jogador... do clube da Luz.

O Sporting carimbou o acesso à final da Taça de Portugal, esta terça-feira, ao eliminar o Benfica, no Estádio da Luz, com um empate (2-2) que se seguiu ao triunfo na primeira mão das 'meias' (2-1 em Alvalade, com agregado de 4-3). Dessa forma, à quarta tentativa enquanto treinador, Rúben Amorim alcançou a sua primeira final na prova-Rainha - ambicionada pelo atual 'Rei' no campeonato português - tratando-se do único troféu luso que falta no seu palmarés.

Expectativas para o Próximo Duelo

Se o primeiro de dois dérbis na mesma semana já foi assim, de loucos, o que esperar do que se segue? É certo que a primeira parte não teve golos e, em matéria de ocasiões, não tem comparação com o que se passou no segundo tempo. Ainda assim, vale a pena frisar que as águias estiveram bem mais perto de festejar do que os leões nesse período, até que Rúben Amorim interveio.

A tripla alteração dos leões no arranque do segundo tempo 'desbloqueou' o jogo e, logo aos 47 minutos, Morten Hjulmand tratou de abrir o ativo com um belo golo, ainda que a resposta tenha sido praticamente imediata, com o empate a surgir numa 'cabeçada' de Nicolás Otamendi (52').

Emoções na Luz

O carrossel das emoções na Luz estava de tal forma galvanizado que, quando os adeptos do Benfica tentavam 'empurrar' a equipa de Roger Schmidt para a reviravolta, apareceu o festejo de Paulinho (55') a recolocar o Sporting em vantagem no jogo e ainda mais tranquilo na eliminatória, com dois golos de diferença na altura.

Já para lá da hora de jogo, Rafa Silva voltou a 'reacender' a chama da Luz, com um remate certeiro aos 64 minutos, seguindo-se oportunidades de parte a parte para o terceiro golo (que seria o quinto da partida), algo prontamente travado por Anatoliy Trubin e Franco Israel, mas seria mesmo o clube de Alvalade a festejar no reduto do rival, quatro dias antes de novo dérbi, em Alvalade, nas contas da liderança da I Liga.

Outra Meia-Final em Jogo

A outra meia-final decide-se entre Vitória SC e FC Porto, com o primeiro jogo em Guimarães, já esta quarta-feira, seguindo-se a segunda mão no Dragão, para encontrar o outro finalista da segunda maior competição de Portugal. Uma coisa já é certa. Aliás, duas. O Sporting voltou a mostrar como destronar o clube encarnado na segunda maior competição em Portugal, sobretudo na hora de decidir quem chega à final, enquanto Rúben Amorim já sabe que voltará ao Jamor dez anos após ter lá estado como jogador... do Benfica.

Notas da Partida

Figura

Morten Hjulmand não rubricou propriamente a sua melhor exibição desde que chegou a Alvalade, mas soube como 'encher as medidas' do relvado do Estádio da Luz, aparecendo em quase todo o lado quando o Sporting mais precisava. Interceções cruciais, fundamental nas transições e decisivo na hora de empurrar a equipa para o ataque, sobretudo num segundo tempo 'de loucos'. O médio dinamarquês rubricou um belo golo aos 47 minutos, logo após o regresso dos balneários, dando, assim, o mote para o apuramento na Taça de Portugal.

Surpresa

Casper Tengstedt foi talvez a principal surpresa no onze de Roger Schmidt e 'baralhou', de certa forma, a estratégia do Sporting, sobretudo em função da quantidade de vezes que apareceu em zona de perigo, de forma oportuna, destacando-se uma bola à trave. Ainda assim, o intervalo mudou tudo. Nos primeiros 45 minutos, assumiu-se como um dos destaques, apesar da ineficácia, acabando por ser totalmente anulado na segunda parte, face às mexidas do adversário, até ser substituído por Marcos Leonardo aos 79 minutos.

Desilusão

Ricardo Esgaio é muitas vezes visto como o 'patinho feio' do clube de Alvalade, sem grande justificação para tal, mas a verdade é que, enquanto esteve em campo na Luz, não esteve ao nível que Rúben Amorim certamente desejaria. É certo que só falhou dois ou três passes, mas pecou na quantidade de duelos perdidos e nos cruzamentos sem qualquer tipo de 'veneno' para a defesa do Benfica, comprometendo a fluidez do jogo leonino. Não foi, por isso, de estranhar a sua substituição logo após o intervalo, para dar a entrada a Geny Catano, que mexeu com o jogo... e muito.

Treinadores

Roger Schmidt fez apenas duas trocas por comparação ao último onze apresentado, surpreendendo muitos adeptos na escolha de Casper Tengstedt, ainda que a estratégia pareça ter resultado num primeiro tempo de muito perigo (mas de pouca eficácia). As águias não precisaram de alterações na estrutura ou no sistema da equipa para reagir aos dois momentos de desvantagem frente ao rival, mas essas substituições só apareceram no último quarto de hora e talvez tenham pecado por tardias, assustando Franco Israel apenas por uma vez.

Rúben Amorim não hesitou em admitir que a sua equipa esteve abaixo do nível habitual, numa partida em que decidiu promover quatro alterações em relação à equipa inicial da última partida, com impacto numa primeira parte muito 'apagada'. Curiosamente, na segunda parte, o jovem treinador dos leões colocou os quatro jogadores que tinha substituído no onze - St. Juste, Matheus Reis e Geny Catamo logo após o regresso dos balneários e Morita mais tarde - e o andamento foi outro, corrigindo-se os erros defensivos e ofensivos da primeira metade da partida.

Árbitro

João Pinheiro protagonizou uma das arbitragens mais seguras entre dérbis e Clássisos que já 'comandou', tendo gerido bem o jogo no critério disciplinar. Ainda assim, o árbitro de 36 anos não evitou as críticas de Roger Schmidt, após o apito final, sendo que o lance de maior dúvida ocorreu aos 72 minutos, quando Rafa Silva caiu na grande área após ter sofrido um toque de Sebastián Coates, com pedidos imediatos de penálti, porém, o lance não terá sido suficientemente claro para justificar a intervenção do VAR, onde estava Hugo Miguel.

Rui Costa detalha estratégia do Benfica no mercado de transferências

  1. Rui Costa justificou a saída de Marcos Leonardo devido à estratégia desportiva e à formação do plantel, com a contratação de Pavlidis e Amdouni como pontas-de-lança.
  2. Rui Costa reconheceu a qualidade de David Neres, mas considerou que o clube podia ter outras opções com características diferentes.
  3. A saída de João Neves por 60 milhões de euros, com possibilidade de chegar aos 70 milhões, foi considerada por Rui Costa como "um valor extremamente alto" no atual mercado.
  4. Rui Costa afirmou que o Benfica colmatou as saídas e reforçou-se bem, criando um plantel "forte, competitivo e muito equilibrado".
  5. Rui Costa garantiu que a situação financeira do Benfica está estável e sem problemas com o fair play financeiro.
  6. Rui Costa esclareceu que o Benfica pagou 8,9% de comissões nas vendas, seguindo a política de pagar 0% nas contratações.

Miguel Alves renova contrato com o Sporting

  1. Miguel Alves renovou contrato com o Sporting
  2. Alves, de 18 anos, é da equipa B do Sporting
  3. Integrou o estágio de pré-época e a convocatória da equipa principal
  4. «Desde criança que o meu sonho é chegar ao futebol profissional»

Carvalhal reedita duelos do passado com o Maccabi Tel Aviv

  1. Carvalhal venceu o Maccabi Tel Aviv por duas vezes na Liga Europa em 2011/2012 pelo Besiktas
  2. 15 de setembro de 2011: Besiktas 5-1 Maccabi Tel Aviv
  3. 1 de dezembro de 2011: Besiktas 3-2 Maccabi Tel Aviv
  4. Golos decisivos de jogadores portugueses como Hugo Almeida e Ricardo Quaresma
  5. Carvalhal defrontou o SC Braga, clube do seu coração, nos 1/16 avos de final da Liga Europa

Nuno Lobo acusa Pedro Proença de ter votado a favor de decisão da UEFA que prejudica a Liga 2

  1. Nuno Lobo, atual presidente da AF Lisboa e provável candidato à liderança da FPF, acusou Pedro Proença de ter votado a favor da decisão da UEFA que prejudica a Liga 2
  2. A nova fórmula da UEFA estabelece um teto de €10 milhões para as cinco principais federações e impõe a aprovação dos clubes dos primeiros escalões para que emblemas das divisões secundárias possam beneficiar dessa redistribuição
  3. Nuno Lobo defende que os clubes da Liga 2 não deveriam precisar da solidariedade de ninguém para continuarem a receber as verbas da UEFA
  4. Nuno Lobo mostra-se cético quanto à aceitação, por parte dos clubes da liga principal, de uma distribuição dos dinheiros como acontecia até aqui

Estreia europeia do FC Porto sob nova liderança

  1. O FC Porto abandona a entrada e saída pela porta VIP no aeroporto para permitir maior interação com os adeptos
  2. Jantar-convívio na véspera do jogo entre a administração da SAD e os parceiros do clube
  3. Hospedagem dos parceiros e convidados na mesma unidade hoteleira que os dirigentes, sempre que possível
  4. Comitiva recebe 'travel guide' sobre a cidade e jogo, com mensagem de André Villas-Boas para os parceiros

Janela de transferências agitada no Benfica

  1. Benfica pagou 2 milhões de euros pela taxa de empréstimo de Amdouni e tem opção de compra de 20 milhões de euros
  2. Renato Sanches regressa ao Benfica com «fome» de vestir a camisola
  3. João Neves foi vendido por 60 milhões de euros, que podem chegar aos 70 milhões com objetivos
  4. Benfica teve um resultado negativo acima dos 30 milhões de euros, mas situação financeira está estável

4 jogadores com ligação a Portugal eleitos melhores das respetivas ligas em 2023/24

  1. Viktor Gyökeres, avançado do Sporting, foi eleito o melhor jogador da Liga Portugal Betclic, com um total de 29 golos e 9 assistências na época passada
  2. Fotis Ioannidis, que foi alvo do Sporting na última janela de mercado, foi eleito melhor jogador da liga grega, com um total 7.54 pontos, ao serviço do Panathinaikos
  3. Andreas Schjelderup, avançado emprestado pelo Benfica ao Nordsjaelland, na época passada, também foi eleito melhor jogador da liga dinamarquesa, com 7.54 pontos
  4. Josué, médio formado no FC Porto, atualmente no Coritiba, no Brasil, é o único português nesta lista e destacou-se, em 2023/24, como melhor jogador da liga polaca, com um total de 7.63 pontos

UEFA aumenta verbas de solidariedade para clubes fora das provas europeias

  1. UEFA aumenta verba de solidariedade de 4% para 7% das receitas totais
  2. Verba passa de 135 milhões para 308 milhões de euros
  3. Novas regras visam promover equilíbrio entre clubes ricos e pobres
  4. Decisão é elogiada por Pedro Proença, presidente da Liga Portuguesa