Janela de transferências agitada no Benfica

  1. Benfica pagou 2 milhões de euros pela taxa de empréstimo de Amdouni e tem opção de compra de 20 milhões de euros
  2. Renato Sanches regressa ao Benfica com «fome» de vestir a camisola
  3. João Neves foi vendido por 60 milhões de euros, que podem chegar aos 70 milhões com objetivos
  4. Benfica teve um resultado negativo acima dos 30 milhões de euros, mas situação financeira está estável

Janela de transferências agitada no Benfica


O Benfica concluiu mais uma janela de transferências movimentada, com várias entradas e saídas no plantel. O presidente Rui Costa revelou importantes detalhes sobre as movimentações do clube no último mercado.


Entre as contratações, destacam-se os empréstimos de Zeki Amdouni e Renato Sanches, assim como a chegada de Issa Kaboré. Já nas vendas, o Benfica realizou negócios expressivos, como a saída de David Neres, Marcos Leonardo e a transferência recorde de João Neves. Apesar do resultado negativo, Rui Costa garantiu a estabilidade financeira do clube.

Amdouni chega por empréstimo com opção de compra


Um dos últimos reforços a chegar ao Benfica foi o avançado suíço Zeki Amdouni, que chegou por empréstimo do Burnley. Rui Costa revelou que o Benfica pagou 2 milhões de euros pela taxa de empréstimo e terá uma opção de compra de 20 milhões de euros no final da temporada.


Precisávamos de mais alguém para a direita, onde só tínhamos Bah. Temos de ter paciência, é jogador muito jovem, mas que já fez um ano inteiro no Marselha, um ano inteiro na Premier League... Sei que não entrou da melhor forma no primeiro jogo, fruto de muito nervosismo, também não estava jogo fácil... Temos de ter paciência, é muito jovem, justificou Rui Costa sobre a contratação de Issa Kaboré.

Renato Sanches regressa «com fome» de vestir a camisola do Benfica


Outro reforço por empréstimo foi Renato Sanches, que regressa ao Benfica após passagens pelo PSG e outros clubes. Rui Costa mostrou-se confiante no regresso do médio internacional português.


Nem foi preciso apresentar-lhe a casa. Com a saída do João Neves, houve necessidade de trazer outro jogador. Nos últimos anos, o Renato não teve o mesmo fulgor, mas acreditamos nele. Tem fome muito grande de vestir esta camisola e voltar a ser o Renato. Acredito que esta é a casa ideal para recuperar e para nos dar muito, sei do sentimento com que ele joga com esta camisola, concluiu Rui Costa.

Saída de Neres e Marcos Leonardo por valores substanciais


O Benfica também realizou algumas vendas importantes no último mercado, nomeadamente a saída de David Neres para o Nápoles e a venda de Marcos Leonardo por 40 milhões de euros.


Apesar de toda a sua qualidade e o que de bom fez no Benfca, David Neres não deixa de ser um jogador de 27 anos e que oscilou muito na titularidade. Já no ano passado surgiram propostas para ele e houve a ideia dele em mudar de ares, pensámos que era melhor ficar; este ano houve mais propostas até chegar a do Nápoles, para um campeonato que a ele lhe agradava e considerámos que em posicionamento de plantel podíamos ter jogadores de outras características. Veio o Kerem [Akjturkoglu], que joga nos dois flancos, o Neres gostava mais da direita... aceitámos a saída do Neres por valor substancial e para um jogador que não era titular indiscutível no Benfica, explicou Rui Costa.


Quanto a Marcos Leonardo, o presidente do Benfica revelou que a venda do avançado brasileiro por 40 milhões de euros foi praticamente inevitável, apesar da sua margem de progressão.


Marcos Leonardo foi uma situação diferente da de João Neves... Tem que ver com a estratégia desportiva da formação do plantel. Uma das posições que entendemos reforçar foi a de ponta de lança, com o Pavlidis, que, não querendo puxar o azar, tem justificado e de que maneira a aquisição... Estando projetado jogar com um avançado foi nossa projeção ficar com apenas dois pontas de lança de área e mais um que pudesse fazer as duas posições, daí a contratação do Amdouni. Foi por isso que saíram o Marcos e o Tengstedt. Fomos evitando as propostas pelo Marcos Leonardo até que chegou uma de €40 milhões. Sejamos muito claros, apesar de considerarmos toda a margem de progressão do jogador, essa só aconteceria se ele jogasse. Ter uma proposta de €40 M por um jogador que não é titular... Era quase inevitável que aceitássemos uma propostas destas por um jogador suplente, explicou Rui Costa.

Saída de João Neves por 60 milhões de euros


Uma das saídas mais mediáticas do Benfica foi a de João Neves, uma das grandes promessas da formação encarnada, que foi vendido por 60 milhões de euros, valor que poderá chegar aos 70 milhões com objetivos.


Quando se fala de um jogador da formação, com o carisma do João, é sempre uma dor perder um jogador como este. Fomos rejeitando propostas para ele, de menor volume e que chegaram mais cedo, fomos fazendo subir as propostas e chegámos a valor que para um e outro lado era inevitável. Ele não queria sair, mas há números que para o clube e para ele se tornam inevitáveis. 60 milhões que poderão chegar aos 70 milhões... há que ter em atenção; em primeiro lugar, um jogador do carisma e do valor do João, todos achamos que ele não tem preço. Mas acontece que temos de olhar para o mercado e ver como ele está a funcionar. Não quero mentir, mas este foi o mercado mais baixo desde 2016/17, o primeiro que não teve transferências acima dos 100 milhões de euros. A mais cara neste mercado foi de um campeão do mundo que vai para o Atlético de Madrid por 75 milhões. Na atualidade, e essa é uma das preocupações do mercado, a transferência de 60 milhões mais 10 do João está no top cinco das mais altas e se chegar aos 70 será a segunda mais alta perdendo apenas por 5 milhões. Não queremos bater recordes, o nosso desejo não é vender, mas é um valor alto e dai termos aceitado. Mas custa sempre ver partir um dos nossos meninos, mas são necessidades a que não podemos dizer que não, explicou Rui Costa.

Situação financeira estável e sem problemas com fair-play


Apesar do resultado negativo acima dos 30 milhões de euros, Rui Costa garantiu que a situação financeira do Benfica está estável e que o clube não tem problemas com o fair-play financeiro.


Esta época vendemos mais do que comprámos. Tivemos 114,7 milhões de receita e 40 milhões de investimento, sendo que poderão acrescer jogadores que vieram com opção de compra. Tivemos um resultado negativo nas contas acima dos 30 milhões de euros e não vou embelezar, não é isso que pretendemos fazer, mas as pessoas têm de perceber que o timing da venda influencia muito, começou por referir.


Podia estar aqui facilmente com um resultado positivo, mas optámos, de forma racional e pensada, em prescindir do resultado e trabalhar muito melhor em termos económicos. Perdemos muitos milhões de euros por vender mais cedo ou à pressa. O mercado começou mais tarde, fruto do Campeonato da Europa e da Copa América, e não fizemos nenhuma venda até 30 de junho, daí o resultado negativo acima dos 30 milhões.


Por exemplo, se tivesse aceite a primeira proposta pelo João Neves, teríamos um resultado positivo mas teríamos perdido muitos milhões. Nós sabemos o que estamos a fazer. Preferimos alongar o mercado para valorizar ainda mais os nossos jogadores. Encaminhámos os resultados do próximo ano. Situação financeira está estável e o Benfica não tem problema nenhum com o fair-play financeiro, os sócios podem ficar tranquilos.

Mensagem de despedida a Fernando Seara


Rui Costa lamentou ainda a demissão do antigo administrador Fernando Seara, deixando-lhe um «grande abraço e um agradecimento por tudo o que ele deu ao clube».

Conclusão


Em suma, o Benfica fechou o mercado com um investimento estratégico no plantel, reforçando-se com jogadores como Amdouni, Renato Sanches e Akturkoglu, e realizando vendas importantes, nomeadamente de João Neves por um valor recorde. Apesar do resultado negativo, a situação financeira do clube está estável e sem problemas com o fair-play financeiro, segundo as garantias do presidente Rui Costa.

FC Porto conclui refinanciamento da dívida com empréstimo de 115 milhões

  1. FC Porto conclui refinanciamento da dívida com empréstimo de 115 milhões de euros a 25 anos e taxa de juro de 5,62%
  2. Atual administração do FC Porto considera este refinanciamento um 'passo histórico'
  3. João Rafael Koehler, que fez campanha para a presidência do FC Porto, criticou o modelo de refinanciamento
  4. Koehler afirma que a taxa de juro e prazo de 25 anos são 'semelhantes às anteriores' e 'insustentáveis'

Samu Aghehowa: o jovem avançado em destaque no arranque do FC Porto convocado para a seleção espanhola

  1. Samu Aghehowa, avançado em destaque no arranque de época do FC Porto, foi surpreendido com a sua primeira convocatória para a seleção principal de Espanha
  2. Samu Aghehowa, de 20 anos, foi chamado por Luis De La Fuente na passada sexta-feira
  3. A mãe de Samu Aghehowa emocionou-se com a notícia da convocatória, depois de muito sofrimento para proporcionar uma vida melhor aos filhos
  4. Samu Aghehowa destacou o seu percurso de superação, afirmando que valoriza muito cada conquista após momentos difíceis

Presidente da Confederação de Treinadores defende resolução da Liga sobre caso de João Pereira

  1. O presidente da Confederação de Treinadores de Portugal defende que a Liga deve resolver o caso de João Pereira
  2. João Pereira ainda não tem o grau IV/UEFA Pro exigido pelas regras da Liga Portuguesa de Futebol Profissional
  3. O Sporting vai apresentar um treinador de grau IV, mas o verdadeiro técnico é João Pereira
  4. A Associação Nacional de Treinadores de Futebol vai apresentar queixa contra João Pereira

Benfica qualifica-se para os oitavos da Taça Challenge feminina

  1. Benfica qualifica-se para os oitavos da Taça Challenge feminina após 34 anos de ausência das competições europeias
  2. Vitória por 3-0 na 2ª mão dos 16 avos de final, com parciais de 25-19, 25-19 e 25-13
  3. Treinador Nelson Pinto: «Este resultado demonstra o bom trabalho que temos vindo a fazer e a evolução da equipa»
  4. Próxima eliminatória contra a equipa grega Atenas ASP Thetis

Holandeses encontram a "realidade do futebol português"

  1. O conceito de "groundhopping" - viajar por diferentes países para assistir a jogos de futebol - não é muito popular em Portugal, mas é bastante comum na Europa Ocidental
  2. Rutger de Vlieger, aos 23 anos, já visitou 16 países e assistiu a 426 jogos em 155 estádios diferentes
  3. Os dois jovens holandeses assistiram a 9 jogos em 9 estádios diferentes em Portugal, incluindo o Sporting-Manchester City e o SC Braga-Sporting