Rui Borges acredita em nova vitória europeia
O Vitória de Guimarães defronta os suíços do Zurique na quinta-feira, em jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência, e o treinador Rui Borges mostrou-se confiante na capacidade da sua equipa para superar o adversário.
Convencido de que «a maior capacidade» dos seus jogadores na ronda anterior da competição europeia, que se saldou por dois triunfos perante o Floriana (1-0 em Malta e 4-0 em Guimarães), foi a de «serem sérios», o técnico prometeu foco na antecâmara do duelo com uma equipa que vai «colocar à prova» a formação vitoriana.
«Queremos ganhar e passar esta eliminatória»
«Olho para o jogo como o próximo. Foco-me nele, foco-me no adversário. Foco-me no que poderemos ser capazes de fazer, cientes de que há dois jogos que ditam uma eliminatória que queremos passar. Queremos ganhar e passar esta eliminatória. Vamos ter problemas, mas estamos capacitados para os ultrapassar», disse Rui Borges, no lançamento do jogo marcado para Zurique, com início às 19:00 locais (18:00 de Lisboa).
À espera de ver o conjunto de Guimarães «superiorizar-se ao máximo», ainda que os jogadores «percebam mentalmente» que nem sempre vão 'estar por cima' nos 90 minutos, o treinador de 43 anos prometeu uma «boa resposta», fiel ao que até agora foi treinado, perante um adversário com três vitórias e dois empates em jogos oficiais, que «parece motivado», a «ganhar as suas dinâmicas».
Reforço Gustavo Silva «tem de perceber o patamar de exigência diferente»
O 'timoneiro' vitoriano rejeitou ainda que o plantel possa sentir cansaço na «fase de jogos congestionada» que se aproxima, face ao arranque da I Liga portuguesa na sexta-feira, e considerou que a competição europeia é crucial para cimentar o trabalho da pré-temporada.
Agradado com o plantel à disposição, até por estar recheado de «jogadores capazes e cientes de que podem ser opção», Rui Borges mostrou-se preparado para mais entradas e saídas neste 'mercado', vincando que em nada interferem com o seu planeamento, e referiu que o atacante Gustavo Silva, hoje oficializado como reforço, é mais «um para ajudar».
«Fez uma boa época, mas na II Liga, não na I Liga. O atleta tem de perceber que está num patamar de exigência diferente. Nós, treinador e estrutura, vimos nele capacidade para representar o Vitória. Por isso é que estava completamente identificado. Acredito que se incorpore bem no grupo ao nível da qualidade humana», disse, a propósito do brasileiro ex-Nacional.