Jota Silva não deverá esquecer tão cedo o dia 1 de agosto de 2024. Além de celebrar o seu 25.º aniversário, o avançado português terá a oportunidade de dizer o último adeus a Guimarães, a cidade que o acolheu nas últimas duas temporadas.
Apesar de já ter o futuro traçado com o Nottingham Forest, Jota Silva pediu aos dirigentes ingleses que lhe concedessem a oportunidade de participar na segunda mão da pré-eliminatória da Liga Conferência, contra o Floriana. Este pedido, embora desafiador do ponto de vista logístico - dado que Jota realizou exames médicos em Inglaterra esta terça-feira de manhã -, foi prontamente atendido pelo Nottingham Forest, que «compreendeu a importância deste gesto para o atleta», que chegou a jogar pela seleção nacional em março passado, contra a Suécia, num encontro particular precisamente no Estádio D. Afonso Henriques.
A partida decisiva contra o Floriana será disputada na quinta-feira, às 20h15, em que os minhotos estão em vantagem por 1-0. O Vitória de Guimarães já encontrou o substituto de Jota Silva, tratando-se de Gustavo Silva, extremo brasileiro que jogou as duas últimas épocas no Nacional por empréstimo dos brasileiros do Comercial.