Apesar de ainda não ter chegado qualquer proposta formal ao Vitória de Guimarães e ao jogador, a saída de Jota Silva do castelo, este verão, é aparentemente uma inevitabilidade, dado a temporada que realizou e que agora se conjuga com a possibilidade de o clube efetuar um bom encaixe financeiro, sendo que os valores que vão circulando rondam os 15 a 20 milhões de euros.
O West Ham, agora orientado por Julen Lopetegui, continua a ser o emblema que vai demonstrando o maior interesse no avançado internacional português, mas o facto é que ainda não iniciou as negociações. O que é para já certo é o facto de o destino de Jota Silva passar pelo estrangeiro, com as portas de outros clubes nacionais a irem-se fechando com o avançar do tempo.
Segundo fontes próximas do clube, «o extremo, de 24 anos, é o jogador com maior cotação do plantel vimaranense, depois de ter protagonizado a sua melhor temporada da carreira, com quinze golos e sete assistências. A recente chamada à Seleção Nacional também ainda pode atrair mais interessados, apesar dos valores que estão em cima da mesa.»