Defesa deixa FC Porto e pode reforçar Vitória de Guimarães
João Mendes, lateral-esquerdo do FC Porto, pode estar de regresso ao Vitória de Guimarães, sendo uma opção viável, até porque termina contrato com os dragões, caso surja uma lacuna no plantel vimaranense nessa posição. O defesa, de 24 anos, passou duas temporadas no «castelo» (de 2018/19 a 2020/21), sendo que representou os sub-19, a equipa sub-23 e ainda a equipa B dos conquistadores. No final dessa época partiu para o FC Porto e agora pode estar mesmo de regresso.
A situação contratual do jogador que fica livre a 30 de junho, já que não há perspetivas de renovação do vínculo por parte dos azuis e brancos, é do agrado dos vimaranenses, mas a construção do plantel da próxima temporada tem de ser equilibrada e de acordo com aquilo que o novo treinador, Rui Borges, pretende do mesmo. Assim, o possível ingresso de João Mendes no V. Guimarães ganhará mais força, caso no próximo defeso se dê a saída de um dos laterais-esquerdos: Ricardo Mangas e Afonso Freitas.
Vitória de Guimarães procura reforços para o ataque
Com o intuito de reforçar certas posições no plantel, os conquistadores têm, igualmente, um ponta-de-lança debaixo de olho. Neste caso, as soluções são curtas, pois apenas há Nélson Oliveira e Adrián Butzke, por isso o ataque a um artilheiro aparenta ser uma das prioridades dos responsáveis vimaranenses. No radar está o jovem Roberto Fernández, que atua no Málaga, no terceiro escalão do futebol espanhol. O avançado, de 21 anos, tem 15 golos em 34 jogos, sendo números equivalentes ao do melhor marcador do V. Guimarães, que foi Jota Silva e que não é um ponta-de-lança.
Fernández termina contrato em junho de 2025 e está avaliado em 600 mil euros, segundo a plataforma 'Transfermarkt'. Um jovem que na temporada passada esteve cedido ao Barcelona B, tendo apontado sete golos.