Vasco da Gama exige indemnização ao FC Porto por contratação de Eric Pimentel

  1. O Vasco da Gama está a exigir uma indemnização ao FC Porto pela contratação do defesa Eric Pimentel.
  2. O clube brasileiro alega o direito de preferência de renovação descrito no artigo 11 da Lei Pelé.
  3. A indemnização exigida pelo Vasco da Gama é de 760 mil euros, correspondente a 200 vezes o salário mensal proposto ao jogador.
  4. O FC Porto ainda não se pronunciou sobre o caso.

O Vasco da Gama, um dos clubes mais tradicionais do futebol brasileiro, está a exigir uma indemnização ao FC Porto pela contratação do jovem defesa Eric Pimentel. De acordo com o clube carioca, o jogador, de 20 anos, que fez a sua formação no Vasco da Gama, assinou pelos dragões em julho, recusando renovar contrato com o clube brasileiro.

Ao abrigo do artigo 11 da Lei Pelé, que trata do direito de preferência de renovação, o Vasco da Gama alega que tem o direito de receber uma indemnização por parte do FC Porto. Segundo esta lei, caso a entidade formadora ofereça as mesmas condições de renovação e o jogador se oponha, o clube formador pode exigir uma indemnização da nova equipa contratante, limitada a 200 vezes o valor do salário mensal da proposta.

Segundo a imprensa brasileira, o Vasco da Gama apresentou ao jogador uma proposta de renovação com um salário mensal de 3,8 mil euros. Com base neste valor, o clube carioca está a exigir uma indemnização de 760 mil euros ao FC Porto.

O Vasco da Gama, ao entrar com a ação no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, acusa o FC Porto de abusar do mercado brasileiro e de levar jogadores jovens de clubes brasileiros a preços baixos, para depois os revender a clubes europeus por valores muito superiores.

Até ao momento, o FC Porto ainda não se pronunciou sobre o caso.

Sporting aberto a sócio minoritário para alavancar projeto

  1. Vice-presidente do Sporting, André Bernardo, confirma abertura a sócio minoritário na Sporting SAD
  2. Entrada de investidor minoritário pode alavancar parte executiva e comercial do clube
  3. Economista Miguel Frasquilho defende entrada de investidor com músculo financeiro e competências de gestão
  4. Economista João Duque alerta para perfil e origem do novo acionista minoritário