O FC Porto enfrenta o Nacional no Estádio do Dragão, o que será o último jogo da I Liga para os dragões nesta temporada. O treinador Martín Anselmi partilhou os seus pensamentos sobre a partida, a forma como a época correu e as expectativas para os jogadores.
Expectativas para o Jogo
“Não será o último jogo da temporada, que essa acaba quando terminar o Mundial de Clubes. Será sim, o último jogo da época em casa. Queremos despedir-nos da Liga, que não correu como esperávamos, da melhor forma possível, com a nossa gente, os nossos adeptos. [O Nacional] é um bom adversário. Preparámos o jogo com todo o foco, sem pensar mais além do fim de semana,” afirmou Anselmi na sua antevisão do jogo.
A equipa do FC Porto entrou na 34.ª jornada com um foco claro na vitória. Anselmi expressou o desejo de terminar a época em grande: “Em casa queremos ganhar. Não será a época que queríamos mas queremos terminar da melhor maneira possível.”
Escolha do Plantel
Em relação à selecção de jogadores para esta partida, Anselmi sublinhou a importância de optimizar o plantel existente: “Quando desenhamos um plano de jogo, o plano está sempre dependente dos intérpretes que são os jogadores, que são eles que executam o plano, em função daquilo que o adversário apresenta. Temos um plano para defender, um plano para atacar e em função disso, escolhemos os nomes que são capazes de executar as tarefas. Será sempre assim.”
A questão de dar oportunidades a jogadores menos utilizados foi abordada. Anselmi não vê razões para mudanças apenas porque é o último jogo da Liga: “Não vejo porque no último jogo temos de dar oportunidades a jogadores. Essa oportunidade damos em todos os fins de semana. A escolha [do onze] será em função do presente, da forma como os jogadores treinaram, o plano de jogo... Vamos escolher o melhor onze. Queremos máxima competitividade, queremos os três pontos.”
Adaptação de Jovens Talentos
O técnico também abordou a situação de alguns jogadores em particular. Anselmi falou sobre a adaptação de jovens talentos ao clube: “Quando o FC Porto incorpora jogadores novos, sentem a pressão de render ao vestirem a camisola do FC Porto. Há jogadores que são bons, jovens e que têm um processo de adaptação à liga, ao país, à Europa, aos ritmos... E queremos nesse processo usar as ferramentas possíveis para transformá-los nos jogadores que queremos que sejam.”
E ao comentar sobre as atuações de William e Tomás Pérez, Anselmi expressou confiança no seu potencial: “Cada vez que tocou ao William representar o FC Porto, fê-lo de forma espectacular. É um processo que se vai afinando. É isso que queremos. Sabemos que contamos com os jogadores para a próxima época e que podem disputar um lugar no onze titular.”
O Último Jogo em Casa
Esta partida não só encerra a época em casa para os dragões, mas também é crucial para as aspirações da equipa, que busca garantir o terceiro lugar numa temporada que deixou a desejar. A expectativa está nas horas que antecedem o apito inicial e os adeptos aguardam um desempenho à altura das palavras do seu treinador.