Estreia com promessas de um futebol arrojado
Martín Anselmi chegou ao FC Porto há cerca de um mês após uma polémica saída do Cruz Azul do México. No entanto, o técnico argentino conquistou rapidamente o apoio da massa adepta azul e branca com promessas de um «futebol arrojado» e um novo sistema tático. Sete jogos depois, no entanto, o Dragão já dá sinais de impaciência com as constantes mudanças implementadas por Anselmi no onze inicial.
Com duas vitórias, quatro empates e uma derrota, a equipa ainda procura se encontrar com a filosofia do novo treinador, que ainda não conseguiu uma vitória em casa no ano de 2025.
Adaptação prejudicada pelas constantes alterações no onze
Um dos fatores que pode estar a prejudicar a adaptação do grupo às ideias de jogo de Anselmi são as frequentes alterações na constituição do onze titular. Nos sete jogos sob o comando do argentino, foram utilizados 19 jogadores diferentes como titulares, sendo que apenas Diogo Costa e Moura começaram todas as partidas.
«No mínimo, Anselmi fez duas alterações de jogo para jogo, chegando a um máximo de seis mudanças entre as partidas contra a Roma e o Farense - uma "autêntica revolução" no plantel», afirma uma fonte do clube. O técnico quase sempre mexeu além do que seria obrigado por lesões ou suspensões, como no jogo com o Vitória de Guimarães, em que também deixou Samu, Eustáquio e Tiago Djaló no banco.
Provavelmente, não existe um onze ideal para Anselmi, mas o constante revezamento de jogadores parece estar a prejudicar a assimilação das suas ideias táticas pela equipa, que ainda se habitua ao novo sistema centrado na construção a partir dos centrais. Os resultados obtidos até ao momento refletem esse período de adaptação, com dificuldades na gestão de vantagens no marcador e uma sucessão de erros defensivos individuais e coletivos.
Além disso, os poucos remates enquadrados (apenas 5 nos 7 jogos) têm motivado críticas e até o próprio Samu questionou «a forma como a equipa está a atacar». Portanto, as constantes mudanças no onze parecem estar a condicionar a adaptação do FC Porto ao futebol que Anselmi pretende implementar.