Após a derrota por 3-2 do FC Porto frente à Roma na segunda mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, que ditou a eliminação da equipa portista da competição, o treinador Martín Anselmi teceu duras críticas a Samu.
O técnico argentino começou por dizer que não ouviu a entrevista de Samu após o jogo, onde o avançado se mostrou agastado com as críticas e também apontou o dedo à expulsão de Eustáquio e ao volume ofensivo da equipa. «Depois, ele é crítico com ele. Dizem que não tem feito golos, mas hoje fez um golaço e parece-me que, no final, quando não há golos tem de os fazer, depois faz e tem de fazer melhor, não sei, há um inconformismo constante com os jogadores», afirmou Anselmi.
No entanto, o treinador do FC Porto defendeu Samu, afirmando que «quando fala depois do jogo tem as emoções do jogo» e que «depois, quando elas baixarem, ele poderá ver as coisas com mais frieza». Anselmi destacou ainda a «atitude da equipa» e disse que esse é «o caminho para disputar o resto da liga».
Com esta eliminação, o FC Porto fica apenas com a Primeira Liga para disputar até ao final da temporada. A equipa de Anselmi ocupa atualmente o 2.º lugar do campeonato, a 5 pontos do líder Benfica.