-
Pinto da Costa liderou o FC Porto por 42 anos
-
Católico devoto, Pinto da Costa foi recebido pelo Papa João Paulo II em 2003
-
O FC Porto conquistou 7 troféus internacionais sob a presidência de Pinto da Costa
-
Atual equipa quer honrar legado de Pinto da Costa com qualificação na Liga Europa
Equipa determinada em homenagear legado do Presidente
O FC Porto entra em campo esta noite para enfrentar um jogo decisivo da Liga Europa sem a presença física de Pinto da Costa, o homem que liderou o clube por 42 anos e que faleceu recentemente. Apesar da ausência do "Presidente dos Presidentes", a equipa está determinada em dar-lhe a melhor homenagem possível: a qualificação para a próxima eliminatória.
A partida desta noite, em Roma, tem um simbolismo especial. Católico devoto, Pinto da Costa teve um dos momentos mais marcantes da sua vida na capital italiana, quando, a 21 de abril de 2003, no dia em que completava 21 anos de presidência, foi recebido pelo Papa João Paulo II no Vaticano. "É um momento inesquecível, quando lhe beijei o anel, o Papa reconheceu que estava a falar com o presidente do FC Porto. Foi com grande orgulho que estive aqui e ouvi o Papa, em português, a referir-se ao clube, estou sensibilizado pelo carinho que prestou", recordou na altura o líder portista.
Legado de 7 troféus internacionais
No dia seguinte, no Estádio Olímpico de Roma, a equipa orientada por José Mourinho empatou a zero com a Lázio e carimbou a presença na final da Taça UEFA, que viria a conquistar de forma épica frente ao Celtic. Esse foi o quarto de sete troféus internacionais conquistados pelo FC Porto sob a presidência de Pinto da Costa, um legado que a atual equipa não quer deixar cair.
"É uma pessoa que dispensa apresentações, tanto pelo que fez pelo FC Porto como pelo futebol português. Sentimos que lhe devemos esta passagem à próxima eliminatória", afirmou Fábio Vieira, jogador formado no Olival e um dos que mais sentiu o minuto de silêncio prestado em Faro. Já Anselmi, recém-chegado ao clube, considerou os últimos dias "muito emotivos" e uma "lição de portismo", referindo-se ao carinho demonstrado pelos adeptos na despedida de Pinto da Costa.
Presenças marcantes de Pinto da Costa em Roma
Como sinal de luto, o avião que transportou a equipa para Roma estava decorado com panos negros no interior, e até o treinador da Roma, Claudio Ranieri, lamentou a perda do histórico dirigente: "Lamento muito. Ele era o FC Porto. Se me lembro bem, foram 42 anos como presidente, o que é muito. Tinha saído há pouco tempo, que descanse em paz".
Apenas duas das seis deslocações do FC Porto a Roma em provas europeias não aconteceram na era Pinto da Costa: um empate a zero com a Roma em 1981/82 e a derrota por 2-1 com a Lázio nesta edição da Liga Europa. Pelo meio, houve uma vitória por 3-0 e uma derrota por 1-2 com o rival desta noite, além de dois empates com a Lázio.