O primeiro-ministro Luís Montenegro marcou presença no funeral de Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto, e deixou rasgados elogios à figura histórica do clube.
Montenegro salientou o legado de Pinto da Costa no FC Porto e na cidade do Porto, realçando o seu trabalho transversal em prol de todas as modalidades desportivas do clube.
Uma referência dos valores desportivos
Foi uma referência dos valores da promoção da prática desportiva, da promoção do país. Recordo a forma transversal como se dedicou em várias décadas de serviço a todas as modalidades. Recordo a sua presença assídua a ver todos as modalidades, de todos os escalões. Um trabalho que acabou por se repercutir em resultados que animaram a cidade do Porto, o norte do país e o resto do país, começou por dizer o primeiro-ministro.
Montenegro destacou ainda a imagem de excelência e profissionalismo que o FC Porto transmite a nível internacional, graças à liderança de Pinto da Costa.
Uma liderança vincada e forte
O FC Porto é conhecido em todo o mundo por ser uma fábrica de campeões, valores desportivos, quer nos escalões de formação ou sénior. Tem bons desempenhos e boas equipas técnicas. Deve-se a uma cultura muito alavancada por parte de uma liderança que foi muito forte e vincada, declarou Luís Montenegro.
O primeiro-ministro sublinhou também que Pinto da Costa não se limitou apenas ao futebol, mas esteve presente em todas as modalidades do clube, sempre com «entusiasmo e vontade de atingir a excelência». Além disso, Pinto da Costa «empenhou-se em valorizar a cidade do Porto, o norte do país, com um bairrismo assinalável».