O mundo do futebol português está de luto pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, que faleceu no sábado aos 87 anos, vítima de cancro. Pinto da Costa era considerado o dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial, tendo liderado o clube 'azul e branco' durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos.
O funeral de Pinto da Costa será realizado na segunda-feira, com a missa a ter início agendado para as 11:00 na Igreja das Antas, no Porto. Após a cerimónia religiosa, o cortejo fúnebre vai descer a Alameda das Antas em direção ao Estádio do Dragão, casa do FC Porto, antes de seguir para o Cemitério do Prado do Repouso, onde o corpo será cremado.
Condicionamentos de trânsito
«Vai continuar a haver cortes na Rua Bartolomeu Dias com a Rua de Naulila e a Praça do Doutor Francisco Sá Carneiro, na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra com a Rua Bartolomeu Dias e na Avenida de Fernão Magalhães com a Rua de Santo António das Antas. Só mesmo em último recurso é que vamos optar por cortar a Avenida de Fernão Magalhães [na íntegra]», informou uma fonte do Comando Metropolitano do Porto da Polícia de Segurança Pública (PSP), antecipando os condicionamentos de trânsito devido à afluência esperada.
Legado de Pinto da Costa
Pinto da Costa tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata em setembro de 2021 e o seu estado de saúde agravou-se nas últimas semanas, menos de um ano depois de ter perdido as eleições para a presidência do FC Porto frente a André Villas-Boas. O ex-dirigente foi empossado pela primeira vez em 23 de abril de 1982 e liderou o clube durante mais de quatro décadas, conquistando 2.591 títulos em 21 modalidades, incluindo 69 no futebol sénior masculino, sete dos quais internacionais.