O FC Porto desloca-se este domingo a Faro para enfrentar o Farense, na 22ª jornada da Liga NOS. O encontro está inevitavelmente marcado pela morte de Pinto da Costa, o histórico presidente dos dragões que faleceu no sábado à noite, aos 87 anos, após 42 anos à frente do clube.
As equipas do FC Porto vão prestar homenagem ao antigo líder, com fumos negros e um minuto de silêncio antes do jogo. Apesar do luto, os azuis e brancos têm a oportunidade de encurtar a distância para o líder Sporting, que empatou com o Arouca. Uma vitória em Faro deixaria o FC Porto a apenas 6 pontos do topo da tabela, enquanto o Benfica, segundo classificado, tem 7 pontos de vantagem.
Segundo o treinador Martín Anselmi, a equipa «chega a este encontro sem vitórias há 5 jornadas, vindo de um empate caseiro com a Roma, no play-off da Liga Europa». Agora, os dragões visitam o 17º classificado, o Farense, que soma apenas 15 pontos. Apesar do momento difícil, o FC Porto tem a oportunidade de dar um passo importante na luta pelo título, numa jornada em que presta homenagem ao seu histórico presidente.