O futebol português está de luto pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto. O dirigente, que liderou o clube durante 42 anos, faleceu este sábado aos 87 anos, após uma batalha contra o cancro da próstata diagnosticado em 2021.
Pinto da Costa era uma figura incontornável do futebol nacional, tendo transformado o FC Porto numa das potências europeias. Sob a sua liderança, o clube conquistou 69 títulos no futebol sénior masculino, incluindo sete troféus internacionais. No total, o FC Porto somou 2.591 títulos em 21 modalidades desportivas durante o seu mandato.
O atual presidente do FC Porto, André Villas-Boas, lamentou profundamente a perda de Pinto da Costa. «Dia pesado e difícil para todos os portistas. Queremos muito honrar o legado de Pinto da Costa neste clube, propagá-lo e continuar a fazer um trabalho bem feito à medida do que ele fez pelo FC Porto, pela cidade e pela região Norte. É a maior recompensa e retribuição que lhe podemos dar», afirmou.
Também Vítor Bruno, treinador interino do FC Porto, se mostrou «para sempre grato» a Pinto da Costa, destacando a «mestria» do antigo dirigente na construção de um «império» e de um «legado» que deve encher de orgulho todos os portistas.
O funeral de Jorge Nuno Pinto da Costa realizar-se-á na segunda-feira, pelas 11h, na Igreja das Antas, após um velório que terá início ainda hoje, a partir das 18h.