O mundo do futebol português ficou de luto este sábado com a notícia do falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, aos 87 anos. O histórico presidente do FC Porto, que liderou o clube durante mais de 37 anos, deixa um legado indelével no clube e no futebol nacional.
Após o empate do Sporting com o Arouca, o treinador dos leões, Rui Borges, lamentou a perda e prestou condolências à família de Pinto da Costa. «É de lamentar e dar as condolências à família do senhor Jorge Nuno Pinto da Costa. Infelizmente, a vida é isto mesmo», afirmou.
Homenagens e funeral
O funeral de Pinto da Costa será realizado na segunda-feira, na Igreja das Antas, seguido de cremação. O velório terá início no domingo à noite, no mesmo local.
Em sinal de homenagem, todas as equipas do FC Porto, de todas as modalidades e escalões, que vão atuar este domingo, irão usar fumos negros nas camisolas azuis e brancas. «As homenagens ao Presidente dos Presidentes irão prolongar-se durante toda a semana nos estádios e pavilhões onde o FC Porto esteja representado», informou o clube.
Próximo jogo do FC Porto
O primeiro jogo do FC Porto após a morte de Pinto da Costa será no Algarve, frente ao Farense, num encontro que ganha uma dimensão emocional para os dragões. Apesar do foco estar no jogo, é inevitável que o legado do ex-presidente marque presença. Os portistas, que ainda não venceram na Liga este ano, vão procurar diminuir distâncias para os rivais, num jogo em que os algarvios também têm a mesma motivação extra.