O antigo guarda-redes Beto recordou Pinto da Costa como «uma figura que será eterna no universo do FC Porto, mas também do futebol português, a nível internacional». Durante os 42 anos em que presidiu o clube, Pinto da Costa transformou o FC Porto num gigante mundial, conquistando 69 títulos no futebol sénior masculino, incluindo sete troféus internacionais como a Liga dos Campeões, a Liga Europa e o Mundial de Clubes.
Beto, que jogou no FC Porto entre 2009 e 2011, destacou o «maior legado» deixado por Pinto da Costa, as «lembranças a todos os que trabalharam com ele». O antigo internacional português afirmou que é «difícil encontrar algum» jogador que «não tenha gostado de trabalhar com Pinto da Costa», dado que este «olhava muito para a parte pessoal dos jogadores, da família, a preocupação diária com o atleta».
Pinto da Costa foi diagnosticado com cancro da próstata em setembro de 2021 e o seu estado de saúde agravou-se nas últimas semanas, menos de um ano depois de ter perdido as eleições presidenciais do FC Porto para André Villas-Boas. O funeral do ex-dirigente está marcado para segunda-feira, após o velório que terá início no domingo à tarde, na Igreja das Antas.