A morte de Jorge Nuno Pinto da Costa, aos 87 anos, marcou o fim de uma era no futebol português. Presidente do FC Porto durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, Pinto da Costa estabeleceu-se como o dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial, levando o clube 'azul e branco' a conquistar 2.591 títulos em 21 modalidades desportivas.
Personalidade única no dirigismo desportivo, o ex-presidente portista foi recordado por diversos líderes do futebol nacional, que enalteceram a sua determinação, estilo próprio e papel fundamental na profissionalização do futebol em Portugal.
Legado impressionante no FC Porto
No futebol, o seu palmarés é impressionante: 23 títulos de campeão nacional, 22 Supertaças Cândido de Oliveira, 16 Taças de Portugal e 1 Taça da Liga. Mas Pinto da Costa não se ficou apenas pelas conquistas internas, tendo também erguido troféus europeus de grande prestígio, como a Taça UEFA em 2003, a Liga Europa em 2011, a Taça dos Campeões Europeus em 1987 e 2004, e ainda as Taças Intercontinentais de 1987 e 2004.
"Ficam gravadas na história as muitas conquistas durante a sua presidência no FC Porto, tantas que lhe conferiram o título de dirigente mais titulado do mundo", destacou Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
Figura incontornável no panorama desportivo português
Pinto da Costa foi também uma figura incontornável no panorama desportivo português, tendo sido o terceiro presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, em 1995. "Jorge Nuno Pinto da Costa foi uma personalidade única no dirigismo desportivo, tendo sido o mais titulado dos Presidentes de Clubes à escala mundial", afirmou o primeiro-ministro Luís Montenegro, em nome pessoal e do Governo, expressando "profundo pesar e solidariedade" à família, amigos e ao FC Porto.
Legado inestimável após derrota em 2022
Também José Mourinho, treinador que conquistou a Taça UEFA e a Liga dos Campeões pelo FC Porto, se despediu do seu "presidente", recordando os títulos que festejaram juntos e agradecendo a confiança e influência que Pinto da Costa teve na sua carreira.
Apesar da derrota nas últimas eleições do clube, em 2022, frente a André Villas-Boas, Pinto da Costa deixa um legado inestimável no FC Porto e no futebol português, marcado por décadas de conquistas nacionais e internacionais que o consagraram como uma figura incontornável do desporto nacional.